Após mais uma exibição de gala no último domingo (7), saindo do nono lugar para pulverizar todos os adversários à sua frente em busca da vitória no GP de Miami, Max Verstappen admitiu que se sente invencível na Fórmula 1. Apesar disso, o bicampeão mundial e líder do campeonato ressaltou que isso não impede outros pilotos de alcançarem níveis muito próximos em alguns finais de semana, o suficiente para levarem vantagem em alguns momentos sobre o holandês.
“Eu sempre me sinto invencível”, reconheceu. “Mas às vezes, outras pessoas também têm um dia realmente bom e podem se equiparar a você, estar à sua frente. Acho que o importante é tentar estar próximo de 100% de perfeição em todas as vezes. No geral, esse fim de semana não foi perfeito, mas é uma longa temporada — então, sempre tento estar o mais perto possível da perfeição”, ressaltou.
Como não poderia deixar de ser, Verstappen abordou o absurdo gerenciamento que fez com os pneus duros, que duraram mais de 40 voltas na pista de Miami. O holandês explicou que a primeira parte de sua corrida foi focada em entender o comportamento dos compostos, justamente o que lhe permitiu acelerar sem preocupações no momento de abrir vantagem para Sergio Pérez antes do pit-stop.
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“Foi melhor do que o esperado, eu acho. Nós estávamos tentando analisar como eles se comportariam no início, e até a metade daquele stint, não tínhamos certeza”, explicou Verstappen. “Foi por isso que acabei ficando mais lento do que poderia ser, mas isso também me ajudou a ser mais rápido no fim”, destacou o bicampeão.
“Foi por isso que pude aumentar minha diferença [em relação a Pérez] novamente, e isso garantiu minha corrida — porque, obviamente, depois que fiz o pit-stop, voltei 1s5 atrás. Com os pneus novos, você sabe que consegue ultrapassar”, afirmou.
Por fim, o vencedor da corrida negou ter feito algum trabalho específico em relação à gestão dos pneus e disse enxergar, há algum tempo, o bom trato dos compostos como uma característica sua.
“As pessoas dizem isso, mas nunca entendi realmente o motivo”, admitiu. “Acho que eu sempre fui bom no trato com os pneus, mas são margens muito pequenas. Você tenta cuidar bem dos pneus, mas é claro, em algumas corridas, o plano se sai melhor do que em outras”, completou.
A próxima parada da Fórmula 1 acontece entre os dias 19 e 21 de maio, com o GP da Emília-Romanha, e o GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do evento.