Os treinos livres da F1 na Emília-Romanha
Tudo que você precisa saber sobre o GP da Emília-Romanha 2024
Os últimos vencedores da F1 em Ímola
Estatísticas da Fórmula E após eP de Berlim
Fórmula 1

Verstappen ganha créditos por temporada e deixa derrota no Red Bull Ring menos dolorida

Max Verstappen acumula créditos por dominar a primeira metade da Fórmula 1 em 2022, o que deixa a derrota para Charles Leclerc menos dolorosa, mesmo que tenha acontecido em pista Red Bull

Max Verstappen, da Red Bull, comemora a vitória na sprint do GP da Áustria (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Max Verstappen, da Red Bull, comemora a vitória na sprint do GP da Áustria (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

 
MASI FAZ FALTA NA DIREÇÃO DE PROVA DA FÓRMULA 1 2022?

Foi-se metade da temporada 2022 da Fórmula 1, e não há dúvidas: Max Verstappen é o cara do momento por tudo que fez aqui. Não necessariamente com o mesmo brilhantismo que lhe foi exigido em 2021, mas com maturidade grande o suficiente para se sobressair em todas as situações que são apresentadas, até mesmo na Áustria, em dia onde a vitória parecia impossível.

Apesar da pole-position e da vitória na corrida sprint, era muito difícil vencer no Red Bull Ring. A Ferrari apresentou uma velocidade de reta invejável e um desgaste ideal nos pneus. Verstappen brigou e resistiu na primeira batalha com o monegasco, mas foi pego de surpresa. Mesmo com a Red Bull acertando a estratégia para colocar o holandês de volta ao topo, não tinha como brigar com o ritmo da Ferrari de Leclerc.

“Foi um dia complicado, estávamos lutando um pouco com os pneus e isso continuou em todos os compostos”, disse ele. “Tive muita degradação para realmente atacar Charles, mas o segundo lugar é um bom resultado em um dia difícil”, acrescentou.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
LEIA MAIS: FIA anuncia saída de Masi sete meses após controvérsia na decisão da F1 em Abu Dhabi

Max Verstappen ficou em segundo lugar no GP da Áustria (Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Não, não é legal perder na pista que leva o nome da equipe Red Bull e na qual Verstappen é um especialista, com quatro vitórias na carreira, mas tudo o que Max fez dentro das pistas em 2022 deixa a derrota pouco dolorida. Foram 6 vitórias em 11 corridas. Ele não só fez sua parte, como contou com vários fatores que o deixam muito à frente de Charles até aqui. É o erro de Leclerc em Ímola, as quebras em Barcelona e Baku, os erros estratégicos em Mônaco e Silverstone e a punição no Canadá. Max incrivelmente aproveitou de quase todas estas oportunidades.

O ano da Red Bull não é perfeito e gerou dúvidas, especialmente pelas quebras sofridas por Verstappen no Bahrein e na Austrália. Porém, no jogo de quem erra mais, a Ferrari vence, e deixou uma liderança de bandeja para o holandês aqui. Não há necessariamente uma atuação histórica do campeão mundial até aqui, apenas um piloto que se vale de tudo para tornar sua situação cada vez mais confortável.

É claro que as derrotas consecutivas na Inglaterra e na Áustria precisam levantar a orelha da Red Bull. O time até pode querer o mesmo fim de 2021, mas o meio, onde Lewis Hamilton se recuperou duas vezes para tornar a disputa mais dura, é algo que o time taurino deve fugir. Tanto Paul Ricard e Hungaroring são provas cruciais antes da pausa de verão para administrar ou deixar Verstappen mais confortável ainda para a maratona final.

LECLERC VENCE NA CASA DE VERSTAPPEN. FÓRMULA 1 2022 VIVE? | Paddock GP #295