Verstappen passeia no parque e vence GP da Espanha. Mercedes faz pódio duplo
Max Verstappen dominou amplamente o GP da Espanha para encaixar a 40ª vitória da carreira. A Mercedes brilhou também e fez pódio duplo, com Lewis Hamilton em segundo e George Russell em terceiro
A 40ª vitória de Max Verstappen foi uma das mais tranquilas da carreira na F1. Neste domingo (4), na mesma pista em que conquistou o primeiro triunfo, lá em 2016, o holandês dominou completamente as ações do GP da Espanha, liderou o tempo todo e só foi contestado na primeira curva, por Carlos Sainz. Mas se defendeu bem e imprimiu ritmo incontestável, com volta mais rápida e tudo. Grand-chelem para ele, o terceiro da carreira, com pole, volta mais rápida e todas as voltas na liderança.
A Mercedes deu claros sinais de evolução e encaixou um pódio duplo também sem maiores sofrimentos. Lewis Hamilton foi segundo e George Russell, em grande corrida de recuperação, ficou em terceiro. Sergio Pérez foi o quarto, ao menos minimizando os danos de uma péssima classificação.
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Sainz foi caindo de rendimento durante a prova e acabou na quinta colocação, na frente da dupla da Aston Martin. Mas quem chegou na frente em Barcelona foi Lance Stroll, com Fernando Alonso apenas em sétimo na corrida de casa.
Esteban Ocon foi o oitavo, seguido por Guanyu Zhou e Pierre Gasly, que pontuou depois de Yuki Tsunoda levar 5s de punição. Charles Leclerc foi só o 11º, zerado na Espanha.
O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Espanha de Fórmula 1, na Catalunha, AO VIVO e EM TEMPO REAL. O repórter Eric Calduch faz a cobertura ‘in loco’ de todo o fim de semana. A F1 volta em duas semanas, entre os dias 16 e 18 de junho, com o GP do Canadá.
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Confira como foi o GP da Espanha:
Com alguma chance de chuva para a hora da corrida, a expectativa inicial ficava por conta da escolha dos pneus. Todo mundo decidiu sair de macios, menos Max Verstappen, Sergio Pérez e Logan Sargeant, com médios, e Charles Leclerc, que partiu com os duros.
A largada do GP da Espanha veio com Verstappen tracionando bem e segurando os ataques de Sainz. Logo atrás, um caos: Lando Norris tentou dar o troco em Lewis Hamilton, bateu e deixou um pedaço do bico pelo caminho. Hamilton, na sequência, viu Lance Stroll dar um belo mergulho e pular para terceiro.
Aí vinham Esteban Ocon, Fernando Alonso e George Russell, mas o britânico poderia ter problemas com a direção de prova, depois de uma primeira curva totalmente fora do traçado. Não demorou muito para vir a investigação.
Norris foi aos boxes com danos no carro e voltou em último, enquanto Pérez e Leclerc começavam bem discretos, em décimo e 18º. Na largada, destaque positivo para Guanyu Zhou, aparecendo em oitavo, e negativo para Pierre Gasly, que despencava para 15º.
O fim de semana ruim de Alonso seguia e o espanhol perdia posição para Russell, que ainda estava sendo investigado pela largada. Pérez e Leclerc começavam a remar, em nono e 16º. Hamilton, repetindo Russell, também passou uma Aston Martin: bela manobra em cima de Stroll e terceiro lugar para ele.
Pérez superava Zhou enquanto Hülkenberg abria a verdadeira janela de paradas na volta 9, sofrendo muito com o ritmo. Nyck de Vries e Zhou seguiam o alemão no giro seguinte. Depois, foi a vez de Kevin Magnussen e Yuki Tsunoda. E Hülk deu show ali, passando Zhou na pista e, em ‘S’, Tsunoda, saindo dos boxes.
Verstappen, de médios, já enfiava 6s1 em Sainz, que tinha só 1s2 de frente para Hamilton. Stroll era quarto e Russell passava Ocon pelo quinto lugar. Stroll e Ocon eram os primeiros dos ponteiros nos boxes: o canadense voltava em 12º, de pneus duros, enquanto o francês ia de médios, em 13º.
Sainz foi aos boxes na volta 16, voltando de médios no nono lugar, logo atrás de Leclerc. Não demorou muito para que a Ferrari invertesse as posições e, surpreendentemente, chamasse o monegasco para os boxes. O detalhe é que Charles estava com compostos duros. Trocou para macios.
Alonso e Gasly pararam na volta 19, com o espanhol arriscando e colocando pneus macios de novo, mas voltando só em décimo, atrás de Zhou. O francês voltou calçado de médios, numa terrível 16ª posição, atrás de Leclerc. Pierre, na volta seguinte, deu o troco no monegasco.
Hamilton finalmente parava na volta 25 e colocava pneus médios. A Mercedes dava claros sinais de que poderia arriscar uma parada única, com tanto tempo de macios. Prova disso é que Russell também só foi parar no 26º giro.
A ordem ali indicava Verstappen, Pérez – ambos ainda precisando parar -, Sainz, Hamilton, Stroll, Russell, Ocon, Tsunoda, Alonso e Zhou. Max, então, trocou na volta 27 e colocou pneus duros, enquanto Hamilton e Russell foram de médios.
Pérez fechou a janela de pit-stops e voltou em nono. Aí que Russell relatou chuva na curva 5. Será? Verstappen, Hamilton, Sainz, Russell e Stroll vinham no top-5, com Tsunoda apertando forte Ocon pelo sexto lugar. Sim, Lewis não perdeu tempo algum atrás de Carlos, nem George atrás de Lance.
Pérez passava Alonso e Tsunoda e já enquadrava Ocon pela sexta colocação, superando o francês na volta 34. Ali, na metade da corrida, tinha cara de pódio duplo da Mercedes, com Russell colando em Sainz.
Começava a segunda janela de paradas e Stroll e Tsunoda voltavam na frente de Ocon. Aliás, o japonês era o único do grupo de pneus médios. Hülkenberg, Bottas, Albon, Magnussen e Sargeant também foram de duros. Lá na frente, Russell limpava Sainz e encaminhava o pódio duplo da Mercedes.
Verstappen atingia dois terços de prova com 16s1 de frente para Hamilton e 26s para Russell. Teoricamente, os três poderiam ir até o fim. Pérez virava quarto, com Sainz parando e voltando em sexto, atrás de Alonso. Só o piloto da Aston Martin deveria parar. Stroll, Ocon, Tsunoda e Zhou fechavam o top-10.
Só que a Mercedes resolveu arriscar, chamou George de novo para os boxes e calçou o inglês com pneus macios. Quarto lugar para ele, que teria de atacar Pérez, mas vinha 14s atrás do mexicano. E Alonso, em décimo, tentava remar de volta. E rapidamente passava Zhou, enquanto Gasly superava Piastri. Era a briga do 9º ao 12º naquele momento.
Aí que Hamilton e Pérez foram aos boxes também e quebraram as pernas de todas as previsões. Com 15 voltas para o fim, 39s3 separavam Verstappen de Hamilton, com 5s entre Lewis e Russell. Sainz era quarto, mas tinha só 2s de vantagem para Pérez, calçado de pneus macios. Aí Verstappen parou também, aproveitando a vantagem, colocando macios para buscar a volta mais rápida.
Pérez tirou Sainz da frente rapidamente, enquanto Alonso passava Ocon, quase tomando uma paulada do ex-companheiro. O espanhol tinha 2s7 para descontar para Stroll. A briga boa era pelo oitavo lugar, com Ocon, Tsunoda, Zhou e Gasly separados por 4s2.
No fim, a única mudança ali na frente foi que Verstappen pegou o pontinho da volta mais rápida, mas Alonso estacionou atrás de Stroll. E teve também Tsunoda sendo punido por jogar Zhou para fora, saindo da zona de pontos. Gasly foi o beneficiado.
Fórmula 1 2023, GP da Espanha, Barcelona:
1 | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 66 voltas | ||
2 | L HAMILTON | Mercedes | +24.090 | ||
3 | G RUSSELL | Mercedes | +32.389 | ||
4 | S PÉREZ | Red Bull Honda | +35.812 | ||
5 | C SAINZ | Ferrari | +45.698 | ||
6 | L STROLL | Aston Martin Mercedes | +1:03.320 | ||
7 | F ALONSO | Aston Martin Mercedes | +1:04.127 | ||
8 | E OCON | Alpine | +1:09.242 | ||
9 | G ZHOU | Alfa Romeo Ferrari | +1:11.878 | ||
10 | P GASLY | Alpine | +1:13.530 | ||
11 | C LECLERC | Ferrari | +1:14.419 | ||
12 | Y TSUNODA | AlphaTauri Honda | +1:15.414 | ||
13 | O PIASTRI | McLaren Mercedes | + 1 volta | ||
14 | N DE VRIES | AlphaTauri Honda | + 1 volta | ||
15 | N HÜLKENBERG | Haas Ferrari | + 1 volta | ||
16 | A ALBON | Williams Mercedes | + 1 volta | ||
17 | L NORRIS | McLaren Mercedes | + 1 volta | ||
18 | K MAGNUSSEN | Haas Ferrari | + 1 volta | ||
19 | V BOTTAS | Alfa Romeo Ferrari | + 1 volta | ||
20 | L SARGEANT | Williams Mercedes | + 1 volta | ||
VMR | M VERSTAPPEN | Red Bull Honda | 1:16.330 | Volta 61 |