Verstappen é punido por acidente com Hamilton, mas mantém 2º lugar na Arábia

Max Verstappen recebeu punição de 10 segundos por causar um acidente com Lewis Hamilton durante o GP da Arábia Saudita. Piloto holandês mantém segundo lugar apesar de sanção

Verstappen diminuiu a velocidade no meio da pista e foi atingido por Hamilton em Jedá (Vídeo: Reprodução/F1TV)

Max Verstappen foi oficialmente punido pela direção de prova por causar um acidente com Lewis Hamilton durante o GP da Arábia Saudita, disputado neste domingo (5). O piloto da Red Bull recebeu uma adição de 10 segundos ao tempo de corrida e 2 pontos na careira. A punição não foi suficiente para mudar a posição do holandês no GP, mantendo o segundo lugar. A decisão dos comissários saiu às 01h37 no horário local, em Jedá.

O motivo surgiu após o ataque de Hamilton para cima de Verstappen na parte final da corrida. Os dois já haviam lutado mais cedo, nas primeiras voltas, mas sem confusão propriamente dita. Porém, Hamilton atacou perto do fim, Verstappen espalhou e forçou o heptacampeão a recolher o carro apesar de ter certa vantagem para evitar uma briga.

Max, porém, foi para fora da pista e, por lá, ficou com a liderança. A Red Bull reagiu imediatamente sabendo o que estava por vir e pediu que Verstappen devolvesse a posição. Max ficou no centro da pista, diminuiu o ritmo e, com a falta de espaço, Hamilton tocou a traseira da Red Bull e quebrou um pedaço da asa dianteira. Demorou mais até que Verstappen cedesse a posição, mas logo no momento seguinte voltou a atacar. Depois, cedeu novamente.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

O acidente de Verstappen e Hamilton (Foto: Red Bull Content Pool)

Na decisão dos comissários, eles afirmam que ouviram as partes envolvidas, além de revisar o vídeo e a telemetria, concluindo que Max tem culpa predominante no caso. O holandês recebeu a instrução para devolver a posição de forma “estratégica”, por isso diminuiu de forma brusca a velocidade na curva 26, e nenhum piloto queria estar na liderança antes de uma área de detecção de DRS.

Verstappen afirmou que não entendeu o motivo de Hamilton não ter ultrapassado, enquanto Lewis citou que não tinha conhecimento de que o holandês cederia a posição de volta, e não entendeu os motivos do rival reduzir a velocidade.

O ponto principal para a punição acontecer foi a frenagem súbita e significante de Verstappen. Apesar de entender que Lewis poderia ter ultrapassado quando Max diminuiu pela primeira vez, eles entendem que o heptacampeão não queria ser o primeiro colocado quando passassem pela zona de DRS, já que o rival teria vantagem na reta.

Max lidera o Mundial no critério de desempate. Ele e Hamilton estão com 369.5 pontos antes da decisão em Abu Dhabi, no dia 12.

1 NA ARÁBIA: HAMILTON VENCE, VERSTAPPEN 2°: EMPATE NA DECISÃO | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.