Verstappen sobra e lidera com facilidade TL1 do GP da Arábia Saudita. Norris é último

O primeiro treino livre do fim de semana da Fórmula 1 no circuito de rua de Jedá terminou com ampla vantagem para Max Verstappen e a Red Bull

RED BULL É ANTÍDOTO EM ‘MUNDO CAÓTICO’ DE MERCEDES E FERRARI NA F1 2023 | WGP

Assim como terminou no Bahrein, começou na Arábia Saudita. O primeiro treino livre do fim de semana do GP no circuito de rua montado às margens do Mar Vermelho, em Jedá, nesta sexta-feira (17), terminou com enorme vantagem de Max Verstappen. Após vencer com facilidade na abertura do campeonato, o bicampeão mundial vigente já se lança como grande favorito para os próximos três dias ao lado, claro, da Red Bull.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Verstappen demorou cerca de 20 minutos a tomar a pista e, assim, que foi, passou a tirar tempo uma volta atrás da outra, conforme avançava com os pneus macios. No fim das contas, fechou com 1min29s617: o suficiente para bater o companheiro e segundo colocado Sergio Pérez por 0s483.

Como o clima do TL1, bem como será amanhã no TL3, é totalmente diferente daqueles de classificação e corrida, já à noite e com menos calor e vento esperados, Red Bull e Aston Martin adotaram a mesma estratégia da atual campeã em Sakhir: andaram pouco e apenas com os pneus macios na pista. Mercedes e Ferrari, por outro lado, optaram pelos pneus duros como escolha prioritária. Todas as outras equipes passaram a maior parte da atividade com médios, somente com Alpine, AlphaTauri e Williams dando algumas poucas voltas de macios.

Assim, a Aston Martin foi a segunda equipe mais veloz: Fernando Alonso foi terceiro colocado, 0s698 mais lento que Verstappen, com Lance Stroll em quarto e já quase 1s atrás. George Russell e Lewis Hamilton puseram a Mercedes na sequência, com Carlos Sainz, Pierre Gasly, Alexander Albon e Yuki Tsunoda finalizando o top-10. Destaque para Lando Norris na última colocação, quase 0s7 atrás do companheiro Oscar Piastri. Situação difícil na McLaren.

O GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita de Fórmula 1. Logo mais, o TL2 está marcado para as 14h [de Brasília, GMT-3]. No sábado, os horários se mantém: 10h30 para o TL3 e 14h para a classificação. A corrida, no domingo, também parte as 14h.

Max Verstappen começou bem o fim de semana (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL1:

Como costuma acontecer em eventos que contam com corrida noturna, a importância dos treinos realizados durante o dia já estava menor. Mas o primeiro treino livre em Jedá tinha outra questão: sol muito forte, que atingia a pista e deixava o asfalto a 44°C, e bastante ventania, com rajadas de quase 40 km/h. Havia a dúvida sobre a atenção que cada equipe dispensaria ao TL1.

A grande notícia da manhã estava na pista, mas longe dos carros: FOM e FIA expediram uma carta de proibição a qualquer veículo de rodas, com destaque para bicicletas e patinetes elétricos, durante track walks, aquelas caminhadas de reconhecimento da pista que os pilotos normalmente fazem antes de tomar o traçado.

Apesar das questões sobre a importância geral do TL1, a pista viu movimento assim que a luz verde liberou o pit-lane. Destaque para os três novatos, que passam pela primeira vez pela pista com um F1: Nyck de Vries, que nunca andou em Jedá, e a dupla Logan Sargeant e Oscar Piastri, que chegaram a andar por ali na Fórmula 2. Na realidade, Piastri fez pole e venceu duas corridas por lá em 2021.

Sergio Pérez também saiu, de pneus macios, com o RB19 e teve de travar os pneus para evitar o muro logo de cara. Quando conseguiu andar, assumiu a ponta, ao deixar 1min32s969. Pudera, estava de macios enquanto gente como Carlos Sainz e Lewis Hamilton usava pneus duros.

É bom lembrar, como todas as semanas, sobre a gama de pneus escolhida para a Pirelli para o GP da Arábia Saudita: é a intermediária, com os pneus C2 como duros, os C3 no papel de médios e os C4, macios. É a primeira aparição dos C4 na temporada 2023.

Lando Norris foi o mais lento do TL1 (Foto: McLaren)

Os tempos continuavam a cair após dez minutos, mas Max Verstappen ainda permanecia nos boxes. Ferrari e Mercedes só haviam andado de pneus duros, enquanto a Aston Martin punha os macios, assim como a Red Bull. O restante das equipes ficava no meio termo, com os médios.

Fernando Alonso tomou a dianteira, foi batido por Pérez e recuperou novamente. Nessa brincadeira, era Checo que ponteava depois de 20 minutos de treino, com 1min30s592. George Russell, por outro lado, tinha a primeira reclamação do fim de semana: falou do tráfego que pegou ao encontrar Charles Leclerc lento no traçado depois terminar uma volta rápida.

À essa atura, Verstappen enfim aparecia. De macios, já pulava para o terceiro lugar. Na segunda volta rápida, assumiu a dianteira, que acabara de retornar às mãos de Alonso: 1min30s494.

Após 30 minutos, mais gente começava a aparecer de pneus macios. A tabela de tempos apontava Verstappen, Alonso, Pérez, Pierre Gasly, Esteban Ocon, Leclerc, Alexander Albon, Hamilton, Sainz e De Vries. Alpine melhor entre quem usava pneus médios.

Mas Albon pulou ao quinto posto em seguida com a Williams, já de pneus macios. De qualquer maneira, uma informação mais importante aparecia: a de trocas nos motores, tudo confirmado pela FIA.

A Ferrari, que já anunciara trocar a unidade de controles eletrônicos e impor punição de dez posições no grid de largada a Leclerc, também optava, “por segurança”, por alterar o motor de combustão interna, o MGU-H [motor de calor] para o monegasco, além do motor de combustão interna de Carlos Sainz. A McLaren também foi no mesmo caminho e mudou o motor de combustão interna, turbo, MGU-H, motor de energia cinética e exaustor de Lando Norris, enquanto a Red Bull trocou caixa de câmbio e eletrônica de Pérez. Nada que levasse a punição.

Verstappen seguia diminuindo os tempos. Mesmo lamentando com a equipe o fato do carro sair de frente na curva 22, seguia tirando melhor volta uma atrás da outra até alcançar 1min29s790, já 0s525 melhor que Alonso.

George Russell e o W14 (Foto: AFP)

Com a pista pouco emborrachada, Hamilton relatava à Mercedes que faltava aderência mesmo de pneus macios. Pérez fazia algo parecido. “Não sei o que está acontecendo, mas não tenho qualquer aderência na parte dianteira”, avisou para a Red Bull. Já Gasly, dizia que os freios estavam “completa porcaria”.

Para os 15 minutos finais da sessão, as voltas de classificação cessaram. George Russell pintava na quinta posição, já 0s981 atrás de Verstappen, seguido por Hamilton, 0s997 mais lento, mas no mesmo segundo. Sainz era mais veloz que Leclerc, mas Albon colocava a Williams entre ambos. Gasly e Lance Stroll encerravam o top-10.

Quem sofria no dia era a Alfa Romeo, que nunca conseguiu sair das últimas colocações com Valtteri Bottas e Guanyu Zhou, mas o mais lento mesmo era Norris. O inglês não conseguiu dar uma volta limpa e tinha o melhor tempo 0s6 pior que o do companheiro Oscar Piastri. Ainda recebeu bandeira preta e branca por não seguir recomendações da direção de prova.

Ainda deu tempo de Verstappen melhorar novamente a volta em mais uma tentativa da Red Bull, que também permitiu Pérez a saltar para o segundo lugar, seguidos de longe por Alonso e Lance Stroll. Mas era isso.

F1 2023, GP da Arábia Saudita, Jedá, TL1:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:29.617 18
2S PÉREZRed Bull Honda1:30.100+0.48320
3F ALONSOAston Martin Mercedes1:30.315+0.69822
4L STROLLAston Martin Mercedes1:30.577+0.96020
5G RUSSELLMercedes1:30.771+1.15426
6L HAMILTONMercedes1:30.787+1.17026
7C SAINZFerrari1:30.924+1.30723
8P GASLYAlpine1:30.949+1.33224
9A ALBONWilliams Mercedes1:31.030+1.41323
10Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:31.110+1.49325
11C LECLERCFerrari1:31.118+1.50126
12E OCONAlpine1:31.181+1.56422
13N DE VRIESAlphaTauri Honda1:31.450+1.83329
14O PIASTRIMcLaren Mercedes1:31.491+1.87424
15N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:31.552+1.93522
16K MAGNUSSENHaas Ferrari1:31.566+1.94923
17L SARGEANTWilliams Mercedes1:31.922+2.30526
18V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:31.970+2.35325
19G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:31.986+2.36922
20L NORRISMcLaren Mercedes1:32.149+2.53221
TÁ DE SACANAGEM, FERRARI! PUNIÇÃO DE LECLERC É APOCALIPSE | GP ÀS 10
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.