Verstappen sobra e vence corrida sprint do GP da China de F1. Hamilton é ‘melhor do resto’

Max Verstappen cruzou a linha de chegada com 13s de vantagem sobre Lewis Hamilton na sprint da China. Sergio Pérez completou o pódio

Só mesmo a chuva para trazer alguma imprevisibilidade na Fórmula 1, porque com o asfalto seco, o que se viu na corrida sprint deste sábado (20), na China, foi mais um passeio de Max Verstappen. O neerlandês até reclamou de problemas na bateria, mas não teve dificuldades para chegar à liderança e vencer com mais de 10s de vantagem sobre Lewis Hamilton.

A corrida foi bastante movimentada, principalmente no pelotão formado entre Fernando Alonso, Carlos Sainz, Sergio Pérez e Charles Leclerc pela última vaga no pódio. O piloto da Aston Martin resistiu o máximo que pôde e obrigou Sainz a ter de ser ainda mais agressivo, com os dois dividindo várias curvas.

Só que Pérez foi quem se aproveitou da disputa espanhola e efetuou bela ultrapassagem dupla. Na defesa pela posição, Alonso acabou furando o pneu e abandonou.

Briga caseira também na Ferrari, dessa vez com Leclerc ganhando posição para cima de Sainz, com direito a reclamação pelo rádio. Lando Norris, em péssima largada, completou apenas em sexto, com Oscar Piastri e George Russell fechando a zona de pontos.

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A largada da sprint na China (Foto: reprodução/F1 TV)

Confira como foi a corrida sprint da F1 em Xangai:

Após o salseiro causado pela chuva na parte final da classificação da prova curta — a chamada sprint shootout —, a Fórmula 1 foi para a primeira prova do final de semana com pista seca, porém com as equipes ainda tendo questões importantes a serem entendidas, principalmente quanto ao comportamento dos pneus. Nos termômetros, 20°C de temperatura ambiente, com o asfalto em 27°C e umidade relativa do ar em 69%.

Com 19 voltas pela frente, Russell, em 11º, foi o único do grid a apostar na borracha mais macia para a sprint, mas o aquecimento dos compostos seria um desafio para todos — assim como a curva 1, com um formato único e que sempre exige dos pilotos atenção redobrada.

Quando as luzes se apagaram, Norris, em primeiro, partiu mal e permitiu a Hamilton tomar a ponta após dividida na curva 2. O piloto da McLaren ainda quase foi parar na brita e caiu para sétimo.

Alonso, por sua vez, também partiu seguro, assim como Verstappen, segundo e terceiro, respectivamente. Sainz, Pérez e Leclerc também mantiveram as posições e ganharam um posto cada assim que Norris escapou.

Na volta 3, Verstappen começou a chiar pelo rádio da bateria e passou a ver Sainz a menos de 1s de distância atrás. Alonso também buscava aproximação a Hamilton, enquanto Russell deixava Kevin Magnussen para trás e subia para o décimo posto, logo atrás de Guanyu Zhou — que se enroscou com Valtteri Bottas, com o finlandês surgindo apenas em 12º após alinhar no top-10.

Volta 6, Verstappen conseguiu colocar mais de 1s sobre Sainz e vinha a 1s4 de Alonso, tirando décimo por décimo e já chegando no giro seguinte em condições de abrir a asa móvel. E a manobra veio na curva 14, o hairpin ao final do retão.

Não demorou, portanto, para Max colar em Lewis. “Max virou 41s1”, disse o engenheiro do heptacampeão, Peter Bonnington, pelo rádio. “Me deixa, cara, tô vendo ele!”, retrucou o britânico, que nada pôde fazer assim que entraram na reta oposta, no mesmo ponto do lance de Verstappen sobre Alonso.

Na liderança, Max abriu em uma única volta 2s para Hamilton, que levava também 2s para Alonso. Sainz, Pérez, Leclerc, Norris e Piastri completavam o grupo dos que pontuavam até então. A partir daí, o roteiro foi o mesmo visto em tantas corridas, com Verstappen abrindo 1s por volta e deixando o resto do pelotão na briga pelo posto de ‘melhor do resto’.

E foi uma boa briga pelo último degrau do pódio. Alonso, casca grossa como é, vendeu caro o terceiro posto, mas acabou levando a pior na briga contra Sainz e teve um furo de pneu, abandonando a corrida. Antes, porém, viu Pérez efetuar pela ultrapassagem dupla e assegurar mais um troféu na temporada, para alegria da Red Bull.

Fórmula 1 2024, GP da China, Xangai, corrida sprint:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT Honda19 voltas  
2L HAMILTONMercedes+13.043  
3S PÉREZRed Bull RBPT Honda+15.258  
4C LECLERCFerrari+17.486  
5C SAINZFerrari+20.696  
6L NORRISMcLaren Mercedes+22.088  
7O PIASTRIMcLaren Mercedes+24.713  
8G RUSSELLMercedes+25.696  
9G ZHOUSauber Ferrari+31.951  
10K MAGNUSSENHaas Ferrari+37.398  
11D RICCIARDORB Honda+37.840  
12V BOTTASSauber Ferrari+38.295  
13E OCONAlpine+39.841  
14L STROLLAston Martin Mercedes+40.299  
15P GASLYAlpine+40.838  
16Y TSUNODARB Honda+41.870  
17A ALBONWilliams Mercedes+42.998  
18L SARGEANTWilliams Mercedes+46.352  
19N HÜLKENBERGHaas Ferrari+49.630  
 F ALONSOAston Martin MercedesNC  
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