Verstappen dá troco em Leclerc e vence corrida sprint do GP da Emília-Romanha

Max Verstappen conseguiria segurar a Ferrari na corrida sprint em Ímola? Sim! O holandês teve de perder a ponta para recuperar, mas conseguiu

FÓRMULA 1 2022: TUDO SOBRE O SÁBADO DE CORRIDA SPRINT EM ÍMOLA | BRIEFING

As corridas sprint voltaram! Após o ano de teste em 2021, este sábado (23) do GP da Emília-Romanha marcou o retorno do formato para a temporada 2022. Uma questão marcava a atividade especial: a Red Bull conseguiria manter a Ferrari atrás e, com Max Verstappen, vencer? A resposta foi que sim. Vitória de Verstappen, que leva os pontos e o direito de largar na frente do pelotão na prova principal deste domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
As corridas do fim de semana na TV e no streaming: 22 a 24 de abril

Mas a toada das largadas das corridas sprint seguiu. Sempre movimentadas, as partidas neste tipo de evento tendem a render. Neste caso, Leclerc foi imediatamente mais rápido e chegou à primeira curva dono da primeira posição enquanto Verstappen já não tinha o que fazer ou como reagir. Um pouco atrás, nascia um safety-car: Pierre Gasly e Guanyu Zhou se encontraram. Pior para o chinês, que teve um pneu furado e precisou abandonar.

Verstappen, então, não segurou a Ferrari da maneira tradicional, como se esperava. Esteve em posição de ataque durante todo o tempo e conseguiu ultrapassar na penúltima volta. A Red Bull, portanto, tem ritmo, sim, para desafiar a Ferrari ao longo de uma corrida.

Atrás dos dois, Sergio Pérez conseguiu se recuperar e foi da sétima para a terceira colocação. Carlos Sainz é o quarto, com Lando Norris, Daniel Ricciardo, Valtteri Bottas e Kevin Magnussen encerrando a zona de pontos. Fernando Alonso e Mick Schumacher fecharam o top-10.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP da Emília-Romanha AO VIVO E EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está marcada para as 10h [de Brasília, GMT-3].

Max Verstappen levou a melhor na corrida sprint em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)
Paddockast #144: Os pilotos que mais precisam crescer na fase europeia da F1 2022

Confira como foi a corrida sprint:

O retorno da corrida sprint, enfim, após seis meses desde o GP de São Paulo de 2021, traz a avaliação geral de que o formato rendeu. A expansão projetada pela Fórmula 1 fracassou, ao menos por ora, e a sprint vai aparecer novamente em três oportunidades neste campeonato. A primeira delas em Ímola, pela primeira vez.

Sem chuva, conforme esperado para o sábado, os carros alinharam. Um susto na saída para a volta de apresentação: Fernando Alonso ficou parado no colchete da quinta colocação e conseguiu sair somente instantes antes de ficar para trás do 20º colocado. Tudo bem com ele.

Após um segundo treino livre, realizado pela manhã, em que basicamente apenas 17 carros estiveram na pista, todos largaram. Valtteri Bottas teve de trocar o chassi, enquanto a McLaren resolveu as questões que rodeavam os carros de Daniel Ricciardo e Lando Norris.

A largada, como tem acontecido nas corridas sprint, foi bem movimentada. Charles Leclerc já partiu mais rápido e não precisou nem mergulhar para tomar a primeira colocação de Max Verstappen. O piloto da Red Bull ficou facilmente para trás e reclamou da sincronia das marchas no carro. De qualquer forma, a Ferrari aparecia na frente.

Guanyu Zhou fechou Pierre Gasly na primeira volta e acabou no muro em Ímola (Vídeo: F1)

Sergio Pérez foi outro que disparou, colocou o carro da Red Bull por fora a imediatamente foi atrás de sair do desconfortável sétimo lugar em que estava. Tomou as posições de Fernando Alonso e Daniel Ricciardo e parecia destinado a passar Kevin Magnussen, mas o dinamarquês se defendeu bem e manteve o quarto posto.

O problema chegou atrás. Na segunda metade do pelotão, quando Pierre Gasly tentou a linha de dentro e tocou Guanyu Zhou, que vinha frente e se mexeu na direção da AlphaTauri. O toque mandou Zhou para fora da pista e causou o furo do pneu de Gasly. Fim de corrida para o novato da Alfa Romeo e safety-car na pista. Pierre ficou nervoso e culpou o chinês.

Antes da relargada, no começo da quinta volta, Leclerc liderava com Verstappen, Lando Norris, Magnussen, Pérez, Ricciardo, Alonso, Carlos Sainz, Sebastian Vettel e Valtteri Bottas.

A relargada trouxe uma defesa tranquila de Leclerc, enquanto Magnussen terminou levando uma advertência oficial por se sacudir na reta enquanto tentava evitar o ataque de Pérez. Se fizesse de novo, punição – mas nem precisou, porque o mexicano logo passou. A briga boa estava entre os espanhóis. Sainz, que largou bem da primeira vez e tomou duas posições, foi para cima do compatriota e fez bela manobra. Alonso, espertamente, fez o que dava para defender, mas a Ferrari levou a melhor no fim das contas.

Atrás de saber das Mercedes? George Russell e Lewis Hamilton continuavam, respectivamente, na 12ª e 14ª colocações. Russell perdera uma para Mick Schumacher.

Charles Leclerc liderou a maior parte da corrida sprint, mas terminou em segundo (Foto: Ferrari)

As McLaren também se movimentavam pela pista. Na décima volta, Pérez conseguiu fazer o que era óbvio pelo ritmo apresentado até ali e ultrapassar Norris. Um pouco atrás, Ricciardo fez belo movimento e tomou o quinto posto de Magnussen. Após largaram nas posições três e sete, estavam em quarto e quinto. Magnussen também caía: Sainz passou instantes depois de Daniel.

A paridade das McLaren também tinha os momentos contados, ao menos para aquela hora, porque Sainz se aproximava de Ricciardo e, quando encostou, abriu a asa móvel e foi embora com a quinta colocação. No fim do top-10, as posições mudavam. Bottas atacou Alonso e causou mais uma perda de posição aos rivais da Alpine, assumindo o oitavo lugar. Schumacher passou Vettel e entrou em décimo. Ainda deu tempo de Sainz passar Norris.

Verstappen guardara o carro para os momentos finais. A partir da 17ª volta, o holandês entrou de vez na margem para abrir o DRS. Tentou na 18, mas não deu. Na 19, entrou por fora mesmo, do jeito que deu, e tomou a liderança no fórceps. O #1 ainda se distanciou para confirmar a vitória na primeira corrida sprint de 2022.

F1 2022, Ímola, Corrida Sprint:

1M VERSTAPPENRed Bull RBPT21 voltas 
2C LECLERCFerrari+2.975 
3S PÉREZRed Bull RBPT+4.721 
4C SAINZFerrari+17.578 
5L NORRISMcLaren Mercedes+24.561 
6D RICCIARDOMcLaren Mercedes+27.740 
7V BOTTASAlfa Romeo Ferrari+28.133 
8K MAGNUSSENHaas Ferrari+30.712 
9F ALONSOAlpine+32.278 
10M SCHUMACHERHaas Ferrari+33.773 
11G RUSSELLMercedes+36.284 
12Y TSUNODAAlphaTauri RBPT+38.298 
13S VETTELAston Martin Mercedes+40.177 
14L HAMILTONMercedes+41.459 
15L STROLLAston Martin Mercedes+42.910 
16E OCONAlpine+43.517 
17P GASLYAlphaTauri RBPT+43.794 
18A ALBONWilliams Mercedes+48.871 
19N LATIFIWilliams Mercedes+52.017 
20G ZHOUAlfa Romeo Ferrari NC
SUSTENTABILIDADE PODE SER MOTIVO DE TRETA ENTRE FÓRMULA 1 E FÓRMULA E NO FUTURO?
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.