Verstappen voa na chuva e crava pole dominante no GP do Canadá. Alonso é 2º

O pole-position do GP do Canadá de Fórmula 1 na temporada 2022 é Max Verstappen! Fernando Alonso surpreendeu e conquistou a segunda posição do grid de largada

Não deu para ninguém. A chuvosa – no início – classificação do GP do Canadá de Fórmula 1 2022, realizada neste sábado (18), teve Max Verstappen como pole-position. Depois de liderar o TL1 e o TL2, o atual campeão mundial confirmou o bom ritmo apresentado em Montreal e, sem maiores problemas, garantiu a primeira posição no grid de largada.

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Essa foi a 15ª pole-position de Verstappen na carreira. A segunda, somente, na temporada – o holandês já havia largado à frente do grid em Ímola, ao vencer a corrida sprint.

A surpresa ficou por conta de Fernando Alonso. Também muito rápido durante todo fim de semana, o bicampeão mundial conseguiu volta voadora no fim e assegurou seu espaço na primeira fila. Carlos Sainz fechou o top-3.

Na parte inicial da classificação, Sebastian Vettel e Pierre Gasly não conseguiram traduzir o bom ritmo apresentado no terceiro e último treino livre e acabaram eliminados. Ambos apontaram problemas – independentemente disso, disseram adeus ao restante da classificação já no Q1, assim como Yuki Tsunoda, Nicholas Latifi e Lance Stroll.

Depois, no Q2, Charles Leclerc sequer foi ao traçado – já que, por conta das trocas no motor, estava fadado a largar na última fila. Com nove minutos para o fim da sessão, Sergio Pérez foi traído pelos pneus intermediários e foi de encontro à barreira na curva 3, quebrando a asa dianteira do RB18 no processo. Assim sendo, 13 carros brigavam pelas 10 vagas da última parte da classificação: pior para Valtteri Bottas, Alex Albon e Lando Norris, que foram eliminados.

Por fim, no Q3, Max Verstappen não deu chances aos rivais e, de maneira dominante, cravou a pole-position em Montreal. Fernando Alonso ficou 0s645 atrás e larga, também, da primeira fila. Carlos Sainz e Lewis Hamilton compõem a segunda fileira. Kevin Magnussen, Mick Schumacher, Esteban Ocon, George Russell, Daniel Ricciardo e Guanyu Zhou, em ordem, fecham o top-10 do grid de largada no Circuito Gilles Villeneuve.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades da Fórmula 1 AO VIVO e EM TEMPO REAL. No domingo, a largada está prevista para as 15h (de Brasília, GMT -3).

Max Verstappen (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi a classificação em Montreal:

Antes mesmo do treino classificatório no Circuito Gilles Villeneuve começar, nós já sabíamos quem eventualmente largaria na última fila: Charles Leclerc e Yuki Tsunoda. A Ferrari decidiu por trocar todos os componentes do motor do monegasco – que sequer deu volta cronometrada no TL3.

A AlphaTauri, por sua vez, trocou a unidade de potência do #22 – que foi completamente modificada: motor de combustão interna, MGU-K, MGU-H, turbo, controles eletrônicos, armazenamento de energia e exaustor.

Público protegido da chuva na classificação em Montreal (Foto: Reprodução/Fórmula 1)

Q1 – Verstappen lidera parte inicial da classificação; Gasly e Vettel fora

Assim que a luz verde foi acionada no pit-lane, todos os carros saíram à pista em busca de volta rápida. A pressa justificava-se: com a chuva e pista molhada, as chances de bandeira amarela – ou até mesmo vermelha – aumentavam significantemente. Tanto que a Mercedes informou Lewis Hamilton via rádio: “encaixe uma volta rapidamente”.

Max Verstappen foi o primeiro a cravar tempo, mas logo foi superado por George Russell: 1min36s688 para o piloto da Mercedes, de pneus de chuva pesada – utilizados por todos. Nada dos intermediários que vimos no terceiro – e último – terceiro treino livre.

O atual campeão mundial, entretanto, logo assumiu a ponta: 1min35s830. A ameaça era Fernando Alonso – líder do TL3, o espanhol mais uma vez provou ritmo excepcional na pista canadense. Bicampeão mundial cravou os melhores primeiro e segundo setores, mas teve que abortar a potencial volta de P1 devido à falta de visibilidade.

Tal fator incomodou também Hamilton. Novamente via rádio, o heptacampeão mundial disse para a Mercedes “que não consigo enxergar nada à frente”.

Com oito minutos para o fim, Kevin Magnussen voou e marcou 1min34s893, assumindo a liderança da parte inicial da classificação. Valtteri Bottas logo desbancou o dinamarquês, mas foi Russell que fincou lugar na ponta: 1min33s925. Por um breve momento, a Mercedes segurou um 1-2.

Isso durou pouco. Verstappen encaixou ritmo: 1min33s200. As mudanças de posições não paravam de acontecer: logo foi Fernando Alonso o líder, rapidamente ‘substituído’ por Carlos Sainz. Leclerc, resignado pela última fila, vinha tímido durante todo o Q1.

Com cinco minutos para o fim, Sainz, Alonso, Verstappen, Russell e Magnussen fechavam a lista do top-5. Alex Albon, Yuki Tsunoda, Sebastian Vettel, Lance Stroll e Nicholas Latifi estavam na zona de eliminação.

Enquanto isso, Russell seguia encaixando volta rápida atrás de volta rápida: grande performance do britânico no Q1. Via rádio, o engenheiro de Verstappen perguntava ao holandês “qual era a principal limitação”. Resposta do atual campeão mundial? “Uma pista limpa”. De fato.

Sainz avisava a Ferrari: “está chegando a hora dos intermediários”, ao passo que Verstappen anotava 1min32s219 e chegava ao topo do pelotão. Com menos de um minuto para o fim da parte inicial da classificação, a indefinição permeava a zona de eliminação.

Sob risco, Pérez subiu do 15º para o 12º lugar. Após a bandeirada final, Gasly teve volta deletada e, no fim, foi eliminado na 16ª posição. Vettel, inexplicavelmente, também não avançou: 2º e 3º colocados do TL3 fora já no Q1, portanto. Lance Stroll, Nicholas Latifi e Yuki Tsunoda – que sequer foi à pista para sua última tentativa de volta – completaram a zona de eliminação.

Pelo rádio, Vettel não conseguiu justificar a eliminação no Q1. “Carro muito diferente em comparação ao TL3. Não tive aderência nenhuma. O que aconteceu?”, questionou, visivelmente chateado. Gasly, por sua vez, foi informado pela AlphaTauri que seu carro estava com um problema na dianteira direita.

Que decepção, Gasly… (Foto: AlphaTauri)

Q2 – Verstappen fica à frente de novo; Pérez bate e é eliminado

Antes mesmo do Q2 começar, já sabíamos que os eliminados de facto seriam quatro pilotos, e não cinco. Isso porque logo após o fim do Q1, Leclerc saiu de sua F1-75 e se despediu do público. O monegasco não tinha mais nenhum objetivo na classificação: determinado a começar na última fila por conta das trocas no motor, já havia ficado à frente de Tsunoda e, portanto, fadado a compor o grid de largada na 19ª posição.

Tchau, Leclerc! (Foto: Reprodução/Fórmula 1)

Para a parte intermediária do treino classificatório, Alonso, Magnussen, Mick Schumacher, Albon, Sainz, Ocon e Pérez começavam a sessão de pneus intermediários. Russell, Guanyu Zhou, Hamilton, Verstappen, Daniel Ricciardo, Bottas e Lando Norris, por sua vez, optavam por compostos de chuva pesada.

Logo na leva inicial de giros, Alonso mostrava que os intermediários eram a escolha correta. O bicampeão mundial virou em 1min30s910, muito à frente do resto do grid. Enquanto isso, Albon saía da pista e encostava de leve no muro: nada que uma ré não resolva.

Com pouco mais de oito minutos para o fim do Q2, Pérez entretanto foi traído pelos próprios intermediários e bateu no muro da curva 3. Sem conseguir tirar o RB18 dali, o mexicano foi instruído a desistir da tentativa de voltar à pista: bandeira vermelha.

Pérez no muro: bandeira vermelha no Q2 (Foto: Reprodução/Fórmula 1)

O relógio da FIA (Federação Internacional de Automobilismo) demorou a congelar – foram mais de 40 segundos de espera. Ao passo que a própria entidade anunciava investigação em Sainz, por supostamente obstruir Ocon no Q1.

Enquanto o carro de Pérez era retirado pelos fiscais e o guincho – revelando quebra da asa dianteira do mexicano -, a FIA ‘resetava’ seu relógio, de volta ao exato momento em que o incidente ocorreu: 9 minutos, redondos, para o fim do Q2.

Às 17h43 (de Brasília), as ações de pista foram retomadas. Hamilton avisou: a linha seca do traçado começava a aparecer. Por isso, todos retornaram ao circuito de compostos intermediários. Na primeira leva de voltas, Verstappen registrou 1min27s764 – 1s389 à frente do segundo colocado Sainz.

Mas, em condições como estas, em que a pista seca mais a cada segundo, o que vale é a parte final da sessão. E nela, surpresas não paravam de acontecer: Albon, Zhou, Schumacher e Magnussen, por exemplo, chegaram a figurar no top-5.

Após a bandeirada, Alonso assumiu a ponta da sessão: 1min24s848. Russell cravou tempo em segundo, Hamilton em quarto. Verstappen logo voltou à liderança com 1min23s746. No fim, Ocon salvou-se no último momento.

Os três eliminados – já que Leclerc e Pérez estavam fora – acabaram sendo Norris, Albon e Bottas. O piloto da McLaren não cravou tempo e ficou atrás até mesmo do mexicano da Red Bull: um problema ainda não identificado em seu MCL36 o tirou da disputa.

Pontos positivos ficam para Haas e Alpine, com seus dois pilotos no Q3, além, claro, de Guanyu Zhou – mais uma vez à frente de Bottas e, de maneira inédita, na parte final de um treino classificatório de Fórmula 1.

Guanyu Zhou: Q3, sim senhor! (Foto: Alfa Romeo)

Q3 – Verstappen pole e Alonso 2º!

Era chegada a hora derradeira. Ainda de intermediários, Hamilton saiu na frente dos demais para registrar tempo, seguido pelo seu companheiro de equipe George Russell.

Após a primeira rodada de voltas, entretanto, era Max Verstappen quem assumia – por muito – a pole-position provisória. 1min22s701 para o atual campeão mundial, 0s787 à frente de – pasme – Mick Schumacher, segundo colocado.

Antes da leva final de giros, Sainz e Alonso jogaram o piloto da Haas para a quarta colocação. Russell, Hamilton, Magnussen, Zhou, Ocon e Ricciardo completavam o top-10.

Para a rodada final de voltas, Russell surpreendeu e lançou pneus macios. Era tudo ou nada. E foi nada: o piloto da Mercedes escorregou na curva 2 foi para fora da pista. Com 1min21s620, Verstappen ficou confortável na pole.

Hamilton ameaçou, Sainz também, mas o holandês respondeu com 1min21s299 – primeiro lugar assegurado. Como sempre no fim de semana, Alonso mostrou ótima performance em Montreal e, ao marcar 1min21s944, garantiu seu devido lugar na primeira fila.

F1 2022, Canadá, Sábado, Grid de Largada:

1M VERSTAPPENRed Bull Honda1:21.299 
2F ALONSOAlpine1:21.944+0,645
3C SAINZFerrari1:22.096+0,797
4L HAMILTONMercedes1:22.891+1,592
5K MAGNUSSENHaas Ferrari1:22.960+1,661
6M SCHUMACHERHaas Ferrari1:23.356+2,057
7E OCONAlpine1:23.529+2,230
8G RUSSELLMercedes1:23.557+2,258
9D RICCIARDOMcLaren Mercedes1:23.749+2,450
10G ZHOUAlfa Romeo Ferrari1:24.030+2,731
11V BOTTASAlfa Romeo Ferrari1:26.788+5,489
12A ALBONWilliams Mercedes1:26.858+5,559
13S PÉREZRed Bull Honda1:33.127+11,828
14L NORRISMcLaren Mercedes  
15P GASLYAlphaTauri Honda1:34.492+13,193
16S VETTELAston Martin Mercedes1:34.512+13,213
17L STROLLAston Martin Mercedes1:35.532+14,233
18N LATIFIWilliams Mercedes1:35.660+14,361
19C LECLERCFerrari  
20Y TSUNODAAlphaTauri Honda1:36.575+15,276
  Tempo 107%1:26.990+5,691
QUAL O LIMITE PARA VERSTAPPEN NA FÓRMULA 1 2022?
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