McLaren admite “ajuda” de Russell em pole de Norris nos EUA: “Verstappen seria problema”

Max Verstappen vinha com ótimo primeiro setor com o cronômetro já zerado no momento em que George Russell bateu e trouxe o fim da classificação do GP dos Estados Unidos

A McLaren viu Lando Norris conquistar a pole-position do GP dos Estados Unidos, mas dessa vez foi preciso ajuda externa para brecar Max Verstappen. Andrea Stella reconheceu que seria difícil segurar o neerlandês caso a sessão não tivesse sido interrompida com a batida de George Russell já com o cronômetro zerado. O lado positivo, todavia, foi a melhora de performance do MCL38 da corrida sprint para a classificação deste sábado (19), em Austin.

Norris virou 1min32s330 na primeira tentativa de volta rápida no Q3. Verstappen, por sua vez, ficou em segundo por 0s031, só que o piloto da Red Bull vinha 0s2 mais rápido no primeiro setor na volta final, enquanto Lando passou 0s03 mais alto que a própria marca no mesmo trecho. A escapada de Russell na curva 19, contudo, encerrou definitivamente a classificação, assegurando a pole de Norris.

O #4 disse que a posição de honra veio com “uma volta linda”, mas o chefe da McLaren não negou a sorte. “A primeira volta de Lando foi praticamente perfeita. Seria difícil melhorar com o segundo jogo de pneus”, começou o italiano à Sky Sports.

“Vi que Verstappen estava em volta rápida, e poderia ter sido um problema para nós em termos de pole-position, então acho que a bandeira amarela nos ajudou. Ia ser muito próximo”, salientou.

Lando Norris deu sorte no fim da classificação em Austin (Foto: McLaren)

“No geral, é encorajador sermos capazes de melhorar o carro depois da sprint”, continuou Stella. “Fizemos alguns ajustes no acerto, entendemos alguns aspectos do ponto de vista da pilotagem e Lando e Oscar [Piastri] conseguiram reunir tudo isso na classificação”, frisou.

Norris acabou cometendo um erro na penúltima volta da sprint e perdeu o segundo posto para Carlos Sainz, enquanto Piastri não pontuou. Para o GP dos EUA, a expectativa é gerenciar melhor os pneus para brigar pela vitória.

“Primeiro e quinto são importantes para amanhã [na corrida], e espero que sejamos capazes de reduzir o desgaste alto de pneus que tivemos na sprint”, encerrou Stella.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP dos Estados Unidos, em Austin e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Depois das atividades de cada dia, debate tudo o que aconteceu no Briefing. No domingo (20), a largada está marcada para as 16h (de Brasília, GMT-3).

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Band ensaia plano para manter F1 em 2025. Globo segue negociação com Liberty Media

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.