McLaren anuncia Bortoleto para integrar Programa de Desenvolvimento de Pilotos

Campeão vigente da F3, Gabriel Bortoleto se junta a Pato O'Ward, Ryo Hirakawa e Ugo Ugochukwu para integrar a academia da McLaren

Gabriel Bortoleto é o mais novo nome a integrar o Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. O campeão da temporada 2023 da Fórmula 3 foi anunciado na manhã desta quinta-feira (5).

O piloto de 18 anos se junta a Pato O’Ward, que defende as cores do time papaia na Indy, além de Ryo Hirakawa, da Super Fórmula, e Ugo Ugochukwu, atualmente competindo na F4 Italiana. Bortoleto terá a mentoria do ex-piloto de F1 Emanuele Pirro, que lidera o programa.

Relacionadas


▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Gabriel Bortoleto ao lado dos responsáveis pelo programa de desenvolvimento da McLaren (Foto: Divulgação/McLaren)

Gabriel se disse “empolgado” por fazer parte da academia da McLaren e agradeceu ao time de Woking e a Pirro pela oportunidade. “Já estive no MTC (Centro de Tecnologia da equipe inglesa) para um tour e para conhecer a equipe, o que foi uma experiência inesquecível. Estou ansioso para continuar trabalhando no meu desenvolvimento ao lado de uma ótima equipe”, acrescentou.

Pirro, por sua vez, destacou que o campeão vigente da F3 “se encaixa muito bem com nossa cultura de equipe na McLaren”.

“Estou feliz em dar as boas-vindas para Gabriel ao Programa de Desenvolvimento de Pilotos da McLaren. Conheço bem ele desde o início de sua carreira no automobilismo, e ele tem tudo o que é necessário, tanto na pista quanto fora dela, para ser uma estrela”, frisou.

“Ele também se encaixa muito bem com nossa cultura de equipe na McLaren. Estou ansioso para trabalhar com Gabriel e ajudá-lo a se desenvolver em sua carreira no automobilismo. Ele se junta à nossa talentosa equipe de pilotos com quem estaremos trabalhando em seu desenvolvimento individual, dando-lhe as ferramentas necessárias para progredir em sua carreira”, completou Pirro.

Gabriel estreou nos monopostos em 2020, na F4 Italiana, onde venceu corridas nas etapas de Monza e Mugello. A FRECA veio no ano seguinte, e lá ficou por duas temporadas até subir para a F3 e conquistar o título pela Trident em seu ano de estreia.

Além de Bortoleto, a McLaren assinou com Brando Badoer, italiano que corre na F4, como piloto opcional. O jovem será avaliado pelo time ao longo do próximo ano, podendo ingressar ao programa em tempo integral ao final do período de teste.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.