McLaren compartilha 50% da vitória de Piastri com Norris por impedir undercut de Pérez

Chefe da McLaren, Andrea Stella avaliou que Lando Norris desempenhou um papel chave na vitória de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão. Na visão do dirigente, o britânico ajudou o companheiro de equipe ao impedir o undercut de Sergio Pérez

Chefe da McLaren, Andrea Stella acredita que Lando Norris merece parte do crédito pela vitória de Oscar Piastri no GP do Azerbaijão de domingo (15). Dirigente considerou que a corrida teria “se desenrolado de uma maneira completamente diferente” sem a atuação do britânico.

No primeiro stint da corrida, Piastri perseguia Charles Leclerc quando Sergio Pérez tentou o undercut ao parar primeiro, na volta 14. Oscar seguiu na pista por mais dois giros antes de parar na 16, o que colocou a segunda colocação sob ameaça.

15º no grid — beneficiado pelas punições a Lewis Hamilton e Pierre Gasly —, Norris largou com pneus duros e viu Pérez ficar atrás dele na volta da parada. A pedido do engenheiro, Lando segurou Checo por duas voltas, o que permitiu Piastri parar e manter a posição à frente.

Oscar, então, buscou Leclerc, passou e assegurou a vitória em Baku, a segunda dele na F1. Norris, por outro lado, aproveitou o acidente entre Carlos Sainz Jr. e Pérez na penúltima volta e garantiu o quarto posto.

McLaren deu crédito também a Lando Norris pela vitória de Oscar Piastri (Foto: AFP)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

“Pérez estava tentando o undercut e, efetivamente, sem a ajuda de Lando, Pérez poderia ter parado [e ficado] à frente de Oscar, e a corrida teria se desenrolado de uma maneira completamente diferente”, disse Stella. “Então acho que 50% da vitória de Oscar hoje é compartilhada com Lando e isso mostra que estamos encarando as corridas como uma equipe. Tivemos conversas antes do fim de semana sobre pendermos para um lado ou para outro. Mas encaramos todo de fim de semana tentando maximizar o resultado da equipe, e se um piloto precisa de ajuda, o outro vai ajudar”, ponderou.

Ainda, Stella admitiu que achou que a Piastri sairia da pista após passar Leclerc na curva 1 de Baku.

“Quando assisti ao vivo e o vi indo, meu instinto disse que ele ia escapar, por causa do atraso no ponto de freada”, contou. “Ele veio de bem longe e, mesmo assim, negociou o apex. Então, si, fiquei surpreso. Mas Oscar está sempre nos surpreendendo com a habilidade dele e eu diria que hoje ele também deu uma mostra da força mental dele”, analisou.

“Ele guiou como um piloto que tem muita experiência, que já esteve sob esse tipo de pressão antes, que pode olhar com um olho para o retrovisor e com o outro para o ponto de freada”, exaltou.

Com a vitória de Piastri e o quarto lugar de Norris, a McLaren passou a Red Bull e tomou a liderança do Mundial de Construtores, abrindo 20 pontos de frente. É a primeira vez em dez anos que a equipe de Woking lidera a disputa.

“Como marco, é enorme com certeza, pois não podemos esquecer que estávamos em último quando começamos a temporada passada e agora lideramos a classificação”, exaltou. “Isso foi possível graças a trabalho duro, e a qualidade do trabalho de toda a equipe, o apoio dos acionistas, nossos parceiros, os fãs — alcançamos isso, pois alcançamos juntos”, concluiu.

Fórmula 1 volta de 20 a 22 de setembro em Singapura, 18ª etapa da temporada 2024, nas ruas de Marina Bay.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.