McLaren confirma Palou como piloto reserva da Fórmula 1 em 2023

Campeão da Indy em 2021, Álex Palou será piloto reserva da McLaren na Fórmula 1 e estará disponível para o time em corridas sem conflito de calendário. Espanhol fez testes com carros antigos

Campeão da Indy em 2021, o espanhol Álex Palou foi confirmado como um dos pilotos reservas da McLaren na Fórmula 1 em 2023. Em anúncio realizado nesta quinta-feira (1), a equipe confirmou que o piloto dará suporte ao time e estará disponível em finais de semana no qual não tem compromissos na categoria americana.

Aos 25 anos de idade, Palou entrou para o programa de desenvolvimento da McLaren em julho, com direito a testes no MCL35M, carro de 2021, realizados na Áustria e na Espanha, além de participação no treino livre 1 do GP dos Estados Unidos.

“Estou animado em fazer parte da McLaren como um dos pilotos reservas de 2023. Estive no volante do MCLM35 e do MCL36, e foi uma grande experiência, mal espero pelo envolvimento no carro do ano que vem. Estou ansioso em continuar meu desenvolvimento como piloto, e aprecio a confiança que a McLaren deposita em mim com este novo papel no próximo ano”, comentou Palou.

Álex Palou em teste com a McLaren em Barcelona (Foto: Reprodução/McLarenF1)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Álex chegou na McLaren com controvérsia. O espanhol é piloto da Ganassi desde 2021, e teve sua renovação para 2023 anunciada pelo time em junho. Porém, negou a informação e anunciou que tinha assinado com a McLaren para o ano que vem. O assunto precisou ser resolvido de forma judicial, e após acordo, Álex seguirá na Chip Ganassi Racing por mais uma temporada, mas deve se transferir para a nova equipe na Indy em 2024.

Palou tem quatro vitórias e 15 pódios somados na Indy desde sua estreia, em 2020. O piloto se tornou o primeiro espanhol da história a conquistar o título, em 2021, logo em seu primeiro ano pela Ganassi, batendo Josef Newgarden, da Penske, e Pato O’Ward, da McLaren.

Para a temporada 2023, a McLaren F1 terá como titulares o inglês Lando Norris e o estreante australiano Oscar Piastri. Na Indy, o time aumentou o programa para três carros, mantendo Pato O’Ward e Felix Rosenqvist, além de assinar com Alexander Rossi, vencedor da Indy 500 de 2016.

As temporadas de Indy e Fórmula 1 terão início no mesmo dia: 5 de março. O Mundial visita o Circuito Internacional de Sakhir, no Bahrein, enquanto a categoria americana pousa nas ruas de São Petersburgo, na Flórida. 12 das 17 provas da Indy em 2023 acontecerão no mesmo fim de semana da F1.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.