McLaren e Ricciardo fecham acordo e acertam rescisão de contrato ao fim de 2022

A equipe de Woking e o piloto australiano fecharam um acordo para antecipar o fim do vínculo para o encerramento da temporada 2022. McLaren tem caminho livre para assinar com Piastri

F1 VOLTA DAS FÉRIAS, MAS SPA-FRANCORCHAMPS FICA? | Paddock GP #301

A novela entre o piloto australiano Daniel Ricciardo e McLaren chegou ao fim. Em anúncio nesta quarta-feira (24), as partes concordaram em uma rescisão de contrato no encerramento da temporada 2022 da Fórmula 1, deixando o caminho livre para o time de Woking acertar com Oscar Piastri, compatriota de Ricciardo.

Ricciardo tinha a chance de exercer uma opção para renovar o contrato para a temporada 2023, mas a McLaren entrou no acordo para negociar uma rescisão e pagar um valor próximo ao que o piloto tinha a receber. Segundo informação da revista alemã Auto Motor und Sport, Daniel deve desembolar acima dos € 10 milhões (R$ 50 milhões na cotação atual).

“Foi um privilégio fazer parte da família McLaren nas últimas duas temporadas, mas depois de vários meses de discussões com Zak e Andreas, decidimos encerrar o meu contrato com a equipe mais cedo e concordar mutuamente em nos separarmos nos fim desta temporada”, disse Daniel. “Vou anunciar meus próprios planos futuros no momento oportuno, mas, independente do que o próximo capítulo traga, não tenho arrependimentos e me orgulho do esforço e do trabalho que fiz com a McLaren, especialmente da vitória em Monza na última temporada”, seguiu.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Daniel Ricciardo está fora da McLaren (Foto: AFP)

Depois de passagens por HRT, Toro Rosso, Red Bull e Renault, Ricciardo desembarcou na McLaren em 2021, mas não compensou as expectativas altas colocadas por ser um dos pilotos mais condecorados do grid. Em sua primeira temporada, terminou o Mundial no oitavo lugar, com 115 pontos, 45 a menos que o companheiro de equipe Lando Norris. Já em 2022, viu o desempenho despencar de vez, e é apenas o 12º após 13 corridas, com 19 tentos, 57 a menos que o parceiro inglês.

“Curti trabalhar com todos na McLaren, especialmente na pista e em Woking, e vou dar tudo de mim dentro e fora da pista enquanto curtimos o restante da temporada juntos”, assegurou. “Nunca estive mais motivado para competir e ser parte de um esporte que amo tanto e estou ansioso pelo que vem a seguir”, completou.

Daniel Ricciardo está de saída da McLaren (Foto: McLaren)

Apesar do desempenho abaixo do esperado, Daniel é o responsável por encerrar o jejum de 9 anos sem vitórias da McLaren. O australiano faturou o GP da Itália de 2021 em dobradinha com Lando Norris. Foi o oitavo triunfo do piloto de 33 anos na Fórmula 1.

“Gostaria de agradecer ao Daniel por sua dedicação e contribuição nas duas últimas temporadas até agora. Apesar dos desafios compartilhados, ele sempre teve espírito de luta e positividade e ajudou toda a equipe a seguir sempre em frente. Nunca esqueceremos aquela memorável vitória em Monza, que foi um grande impulso para toda a equipe. Ainda temos uma batalha importante no Campeonato de Construtores pela frente para o restante da temporada e estamos ansiosos para lutar por isso com Daniel e Lando”, declarou o chefe de equipe Andreas Seidl.

Com a saída de Ricciardo, a McLaren tem caminho livre para assinar com o novato Oscar Piastri. Campeão da F2 em 2021, o piloto chegou a ser anunciado pela Alpine, equipe na qual é reserva e membro da academia de jovens, mas desmentiu o acerto nas redes sociais por já ter um acordo encaminhado com o time de Woking.

Daniel ainda disputa as nove etapas restantes da temporada 2022. A próxima delas acontece neste fim de semana, na Bélgica, no circuito de Spa-Francorchamps, prova na qual Ricciardo venceu em 2014.

F1 VOLTA DAS FÉRIAS, MAS SPA-FRANCORCHAMPS FICA? | Paddock GP #301
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.