McLaren defende estratégia de pit-stop no Japão: “Não havia possibilidade de overcut”
Chefe da McLaren, Andrea Stella defendeu a estratégia de parar Lando Norris na mesma volta de Max Verstappen e avaliou que o GP do Japão foi definido na classificação
Chefe da McLaren, Andrea Stella saiu em defesa da estratégia de pit-stop adotada pela equipe no GP do Japão de domingo (6). De acordo com o dirigente, não havia a possibilidade de fazer o ‘overcut’ e o pit-stop de George Russell tinha servido de evidência para o time de Woking.
A dupla da McLaren fez a corrida toda atrás do rival, mas Oscar Piastri entrou primeiro nos boxes. Os rubro-taurinos reagiram e pararam Max Verstappen, mas o time inglês mandou Lando Norris parar na mesma volta.
Ainda que outros pilotos tenham feito um primeiro stint mais longo, como foi o caso, por exemplo, de Andrea Kimi Antonelli, Stella acredita que outra estratégia não daria um resultado diferente para Norris.
“Vimos que ficar [na pista] não seria mais rápido do que parar”, disse Stella à emissora inglesa Sky. “Vimos isso com Russell, que parou e assim que saiu com [pneus] novos duros, foi muito rápido. Então claramente não havia a possibilidade, como existe às vezes, de ir para o que é chamado de ‘overcut’: você fica na pista e tenta ser mais rápido do que o carro que parou. Hoje, isso não era possível”, avaliou.

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O chefe da McLaren explicou, ainda, que a natureza de Suzuka mudou com o reasfaltamento do primeiro terço do circuito, deixando os tempos de volta mais rápidos.
“O desgaste, com a nova superfície, mudou completamente a personalidade de Suzuka. O desgaste é muito baixo agora, e isso significa que fica muito difícil ultrapassar se você está na mesma estratégia. Leva cerca de oito décimos de segundo até mesmo para poder atacar o carro à frente”, ponderou.
Ainda de acordo com Stella, a estratégia em Suzuka foi definida diante da impossibilidade de parar os pilotos com ar limpo.
“A corrida foi definida principalmente ontem, quando, por uma questão de milésimos de segundos, Verstappen conseguiu fazer a pole-position. Ele defendeu hoje na primeira volta, e aí não teve muito mais ação”, ponderou. “Acho que o momento do pit-stop foi muito definido pelo momento da parada de outras pessoas. Não havia muito com que jogar e simplesmente acabou com o mesmo resultado da classificação”, avaliou.
Apesar de ter sofrido a primeira derrota no ano, a McLaren ampliou a liderança no Mundial de Construtores, e agora sustenta 36 pontos de margem para a Mercedes. No Mundial de Pilotos, porém, a vantagem de Lando Norris caiu para apenas um ponto em relação a Max Verstappen.
“Ainda é um bom resultado para nós. Muitos pontos para os construtores e muitos pontos para nossos dois pilotos”, avaliou. “Mais uma vez, é encorajador pelos indicativos de performance do nosso carro. Mas, claramente, vemos que outros não estão longe e, às vezes, estão até à frente”, encerrou.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

