McLaren diz que “superou de longe rivais” desde Miami e atribui a “padrões elevados”

Andrea Stella, chefe da McLaren, assumiu que há “coisas para se revisar” desta temporada, mas apontou “altos padrões” da equipe como algo positivo de 2024

A McLaren ainda não garantiu matematicamente o Mundial de Construtores, mas também ainda não perdeu o título entre os pilotos com Lando Norris. Ainda assim, com três etapas restantes no ano, a equipe já faz um balanço do que foi a temporada atual, que viu o time papaia voltando a ser protagonista na Fórmula 1. Para Andrea Stella, chefe da esquadra, há alguns “aprendizados” para se tirar de 2024, mas outros pontos positivos mais relevantes. 

Stella destacou que a equipe estabeleceu “padrões muito elevados” em 2024 e pontuou que, desde o GP de Miami vencido por Norris, a McLaren “superou de longe” os demais rivais da temporada. O dirigente italiano também negou o argumento de que o MCL38 é o melhor carro da temporada, já que não foi dominante em todas as corridas. 

Ainda assim, Stella reforçou a importância dos “aprendizados” que acumulou ao longo da temporada atual e reforçou que quer a McLaren na “busca pelo título” no futuro mais uma vez. 

“Acho que se fizer a mesma pergunta para todas as equipes, se forem honestas, todas dirão que têm muitas coisas que precisam revisar. Esta é sempre a mentalidade. Se não revisar as oportunidades, nunca vai melhorar. E enquanto estamos nessa busca nesta temporada, também queremos estar na busca pelo título no futuro, então queremos aproveitar cada aprendizado”, afirmou Stella.

McLaren voltou a ser protagonista em 2024, mas Lando Norris sofreu para duelar com Max Verstappen (Foto: Rodrigo Berton/Warm Up)

“Ao mesmo tempo, gostaria de pontuar que, desde que entregamos desempenho ao carro em Miami, a McLaren superou de longe todos os outros concorrentes. Então, acho que, embora tenhamos oportunidades, a quantidade de pontos que conseguimos – não necessariamente porque tivemos o melhor carro, pois tivemos o melhor carro apenas em alguns eventos, não em todos – é simplesmente porque a equipe e os pilotos operaram em padrões muito elevados”, continuou. 

Stella afirma que os alto padrões que a equipe adotou em 2024 servirão como “base” para o desenvolvimento do time futuramente. Somado a isso, o dirigente entende que é necessário corrigir o que não deu certo nesta temporada. 

“Consideramos esses altos padrões como algo positivo, como a base para continuar construindo. E para continuar construindo, definitivamente, é necessário olhar para o que não foi feito perfeitamente. Mas isso é o que fazemos o tempo todo”, disse.

“É aqui que a cultura funciona muito bem e espero que não desperdicemos muitas oportunidades na parte final da temporada. Mas, no momento, estamos extremamente felizes com o que conseguimos alcançar e com os padrões com os quais temos operado ao longo da temporada”, concluiu. 

Max Verstappen e Lando Norris brigam pelo título de 2024 (Foto: Red Bull Content Pool)

De momento, após o GP de São Paulo, a McLaren tem 595 pontos e está na liderança do Mundial de Construtores, à frente de Ferrari, que tem 557, e Red Bull, que fecha o top-3 com 544. Entre os pilotos, Max Verstappen está com o tetracampeonato encaminhado e tem 393 tentos, seguido por Norris, que tem 331.

Agora, a Fórmula 1 retorna entre os dias 21 e 24 de novembro para o GP de Las Vegas, nos Estados Unidos.

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente: LEIA TAMBÉM: Antonelli diz que “vida mudou” após anúncio da Mercedes para substituir Hamilton em 2025

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.