McLaren é primeira equipe do grid a confirmar assinatura do Pacto da Concórdia na F1

A McLaren antecipou-se às rivais e assinou o novo Pacto da Concórdia, válido até 2025. Para Zak Brown, o acordo vai fortalecer as equipes da Fórmula 1 e é benéfico para o esporte

A McLaren tornou-se a primeira equipe a oficialmente confirmar que assinou o Pacto da Concórdia, válido entre 2021 e 2025. O famoso documento entre os times do grid e o campeonato rege não só os acordos comerciais, como também o comprometimento das marcas com o Mundial.

A data limite para quem quiser assinar o acordo de forma adiantada, que dá direito a bônus financeiros, foi adiada para esta semana após alguns ajustes feitos na proposta inicial. O prazo final, sem o bônus, é o fim do mês de agosto.

Em breve comunicado em suas redes sociais, a McLaren disse entender o novo vínculo “como reafirmação do compromisso com o esporte”. A expectativa é que as demais equipes do grid sigam os passos e assinem o acordo ainda nesta semana.

“A Fórmula 1 deu outro importante passo largo para o caminho da sustentabilidade e de um forte futuro com esse novo acordo”, afirmou Zak Brown, CEO da McLaren.

Zak Brown comentou a assinatura do acordo válido até 2025 (Foto: McLaren)

“Esse é o pacto ideal para este momento do esporte, para donos, equipes e, claro, fãs. Um esporte equilibrado é melhor para todos: melhor divisão das receitas para todos os times de forma clara, regulamento simples que corta interesses pessoais e coloca a Fórmula 1 em primeiro lugar. O acordo vai fazer as equipes mais fortes a longo prazo”, acrescentou.

Assim que o Pacto da Concórdia for assinado por todas as partes envolvidas, o novo regulamento entrará em vigor, simplificante as decisões, pois com a unanimidade das equipes não vai haver a necessidade de mudanças nas regras.

O atual acordo, assinado em 2013 e que tem duração até 31 de dezembro de 2020, é responsável por determinar o tamanho da fatia do bolo, ou seja, regular a distribuição de receita para a FIA e as equipes do grid, além de regular também quanto cada time recebe de premiação ou tem de pegar de inscrição a cada início de temporada.

O Pacto da Concórdia também determina quesitos amplos, como regras sobre os direitos de transmissão da categoria, ou aspectos mais específicos e que evoluem com os anos, como taxas pagas pelos promotores para realizar uma etapa do Mundial e veiculação de imagens de um fim de semana de corrida.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.