Sem Fernando Alonso e apostando em jovens: essa é a McLaren que chega para a temporada 2019 da F1 buscando fugir do fundo do grid e, ao menos, diminuir a distância para o lugar com o qual se acostumou durante anos e anos: o topo.
Com o laranja mantido e detalhes em azul na traseira, como se acreditava, a equipe apresentou seu novo carro, o MCL34, na manhã desta quinta-feira (14), Dia dos Namorados em boa parte do mundo, com a promessa de que, apesar da saída do bicampeão mundial, os tempos de romantismo estarão de volta — com jovens tentando brilhar na pista e reconstruir a história da equipe.
Lando Norris chega à F1 e estreia após um ano levemente decepcionante, quando perdeu a F2 para seu 'rival' britânico, George Russell, enquanto Carlos Sainz deixa a Renault para cumprir a "cota espanhola" não só da equipe, mas também da idolatria que seu país natal tinha em Alonso na F1 e no automobilismo em geral.
Um desafio com cara de ameaçador para a dupla, de 19 e 24 anos, respectivamente. Fernando Alonso, sozinho, tem quase o dobro: 37 anos. Mas Norris e Sainz não podem reclamar de falta de apoio: Stoffel Vandoorne foi demitido para que as duas vagas fossem abertas; Norris subiu para a F1 com a McLaren, da qual é protegido desde os tempos adolescentes; e Sainz passa a ser o claro primeiro piloto após anos ou em equipe menor, como a Toro Rosso, ou atrás de Nico Hülkenberg, na Renault.
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“O MCL34 é resultado de muito trabalho e dedicação de toda nossa equipe”, disse Brown. “Todos nós estamos comprometidos, motivados e unidos na nossa ambição de devolver a competitividade à McLaren, e o MCL34 é só o início deste processo”, comentou o executivo norte-americano.
O evento de lançamento do MCL34 já animou um pouco o fã da equipe, ao menos: A McLaren, diferentemente da maioria das adversárias até o momento, transmitiu ao vivo o lançamento, não só soltou um vídeo, ou uma foto, com imagens do novo bólido.
Além disso, disponibilizou seus pilotos e dirigentes para dar entrevistas — incluindo Zak Brown, o diretor-executivo, e Gil de Ferran, diretor-esportivo. Importante para tentar mudar, aos poucos, a imagem da equipe, que vem sendo corroída pelos maus resultados.
Quanto à parceria técnica da Petrobras, a estatal brasileira indica quebra de acordo com a McLaren, conforme apurado pelo GRANDE PRÊMIO, da aliança iniciada em 2018 e que tem como objetivo principal o desenvolvimento e fornecimento de combustíveis e lubrificantes.
A revisão na política de patrocínios e planejamento de publicidade promovida pelo novo Governo Federal faz com que o patrocínio corra "seríssimo risco" de ser encerrado.
No entanto, as marcas Petrobras e Lubrax apareceram ao lado das outras patrocinadoras da McLaren estampada não apenas no MCL34, como também nos capacetes de Carlos Sainz e Lando Norris, apresentados horas antes do lançamento, e também nos uniformes dos funcionários.
O sucessor de Alonso
Sainz chegou à McLaren para ocupar o lugar que foi, nos últimos três anos, do seu compatriota e grande ídolo, Fernando Alonso. Com a missão de ser o único espanhol na F1, Carlos também tem como tarefa liderar uma das mais gloriosas equipes do automobilismo mundial, posto que assume ainda com 24 anos.
"Estou muito ansioso para os testes e empolgado em finlamente correr com as cores da McLaren. Sei que todos na fábrica vêm trabalhando muito ao longo do inverno para que possamos nos preparar para este ano, e acho que a equipe fez um trabalho fantástico na pintura do MCL34", comentou o piloto, nascido em Madri, que manteve o numeral #55 no seu carro no seu primeiro ano correndo sem a marca da Red Bull no capacete.
"Estive especialmente focado na minha preparação neste inverno. Novas rotinas de treinamento, nova direta, sessões muito específicas no simulador e um tempo extra com os engenheiros para desenvolver e alinhar certos aspectos do carro às minhas preferências. A fábrica tornou-se minha segunda casa desde que voltei para a Inglaterra e todo mundo na equipe está caminhando na mesma direção. Sabemos da grande tarefa que temos pela frentee, e somos os primeiros a avaliar onde nós estamos depois dos testes. Mal posso esperar para começar a correr e acelerarmos juntos", completou Sainz.
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O prodígio britânico
Ao mesmo tempo em que Sainz Jr. chega para ser o líder, Lando Norris vai fazer sua estreia na F1 com a McLaren, que visa lapidá-lo como um valor para o futuro. Sem colocar tanta pressão, a equipe busca aprender com os erros cometidos com Stoffel Vandoorne, que chegou cercado de expectativa, mas decepcionou e foi dispensado ao fim do ano passado.
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