Norris diz que McLaren vence na F1 2024 se estiver “no lugar certo, na hora certa”

Lando Norris voltou a cobrar melhorias para o MCL38 e disse que McLaren precisa "trabalhar duro para superar desafios dos últimos anos" se quiser competir contra Ferrari e Red Bull ainda na temporada 2024

Lando Norris parece não ter dúvidas de que a McLaren pode competir por vitórias ainda na temporada 2024 da Fórmula 1. Apesar de reconhecer que Ferrari e Red Bull estão um passo à frente, o britânico afirmou que o time de Woking só precisa continuar se desenvolvendo para conseguir aproveitar as oportunidades que aparecerem ao longo do ano.

Com 69 pontos conquistados após as quatro primeiras corridas, a escuderia laranja-papaia ocupa a terceira posição do Mundial de Construtores, muito atrás das principais rivais — 51 tentos de desvantagem para a equipe de Maranello e 72 em relação à esquadra de Max Verstappen e Sergio Pérez. O único pódio conquistado pela McLaren veio exatamente com Norris, no GP da Austrália, quando o #4 cruzou a linha de chegada em terceiro.

Após o GP do Japão, o chefe da equipe, Andrea Stella, chegou a dizer que Norris e Oscar Piastri podem “pensar em vencer corridas este ano”, mesmo que o MCL38 ainda seja a clara terceira força do atual grid. Lando, por sua vez, concordou com o dirigente, embora acredite que vá demorar um pouco para isso acontecer.

“Não tão cedo – isso é certo!”, brincou o britânico durante a coletiva de imprensa desta quinta-feira (18), em Xangai. “Acho que podemos [ganhar se estivermos no] lugar certo, na hora certa – e se também melhorarmos o carro como precisamos”, continuou, antes de fazer uma retrospectiva do desempenho do time na corrida anterior.

Lando Norris acredita que McLaren pode vencer ainda em 2024 (Foto: AFP)

“Honestamente, não houve muitas frustrações em Suzuka. Tudo correu praticamente como esperado. Não creio que tenhamos feito um trabalho perfeito e provavelmente deveríamos ter terminado um lugar acima, potencialmente”, lembrou. Na ocasião, Norris reclamou bastante da decisão estratégica tomada pela equipe, que, na visão dele, parou cedo demais nos boxes.

“Mas não creio que foi diferente. Estivemos na mesma posição durante toda a temporada – atrás da Red Bull, atrás da Ferrari e um passo à frente das outras duas equipes [Mercedes e Aston Martin] em ritmo de corrida. E foi exatamente assim que foi o fim de semana passado. Então, não acho que tenha havido muitas frustrações”, avaliou.

Na temporada passada, a McLaren começou como uma das piores equipes do grid, mas as atualizações feitas no decorrer do certame — principalmente no GP da Áustria — deram um novo ânimo para o time, que encerrou 2023 como a segunda força e principal concorrente da escuderia da marca de energéticos. Para sonhar com vitórias, Norris acredita que a equipe deve continuar resolvendo os problemas que ainda existem no bólido.

“Conhecemos os problemas, sabemos o que temos de melhorar e se pudermos melhorá-los, acho que Andrea está certo – podemos vencer corridas este ano e podemos ser competitivos com as outras duas equipes à nossa frente”, apontou o piloto de 24 anos.

O britânico conquistou o único pódio da McLaren na temporada, em Melbourne (Foto: AFP)

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

“Mas isso é um ‘se’ e temos de trabalhar duro para melhorar o carro em algumas dessas áreas, que têm sido um grande desafio para nós por muitos anos, não apenas nos últimos anos. Mas, se pudermos, estou confiante de que poderemos fazer boas corridas”, finalizou Norris.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da China, em Xangai, e transmite sprint shootout, classificação e corridas em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Na sexta-feira (19), o treino livre está marcado para a 0h30 (de Brasília GMT-3). Depois, às 4h30, acontece a classificação da sprint. No sábado, a prova curta será meia-noite, com a classificação às 4h. No domingo, a largada está marcada para as 4h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.