Norris diz que “fez o máximo que deu” e esbraveja contra tática da McLaren no Japão

Lando Norris reconheceu a superioridade da Ferrari no GP do Japão e ainda reclamou da estratégia adotada pela McLaren. De acordo com o inglês, era possível conquistar mais do que apenas o quinto lugar

Lando Norris até conseguiu garantir a terceira posição do grid de largada para o GP do Japão, realizado neste domingo (7), mas não foi capaz de segurar Carlos Sainz e Charles Leclerc e cruzou a linha de chegada apenas em quinto. Apesar de claramente ficar insatisfeito com a falta de rendimento da McLaren em relação à Red Bull e Ferrari, o britânico comemorou o fato de ter extraído o máximo que pôde do MCL60.

“Foi uma corrida difícil. Em comparação com os carros da Ferrari, não foi o bastante. Acho que tudo voltou ao normal em termos de Red Bull, Ferrari e nós”, disse Norris em entrevista à emissora britânica Sky Sports.

“É uma pena. Não é nada bom quando você começa em terceiro e retrocede”, lamentou o #4, que reconheceu a superioridade das duas principais rivais na parte de cima do grid. “Parece que estamos travando uma batalha perdida contra esses caras porque eles são capazes de fazer muito mais. Eles podem ir mais longe, estender mais [o stint] e desgastar menos os pneus. É difícil competir”, acrescentou.

“Fizemos tudo o que podíamos. Conseguimos conquistar o máximo de pontos além das duas primeiras equipes, que foi tudo o que pudemos fazer”, explicou Lando.

Lando Norris reconheceu superioridade de Red Bull e Ferrari no Japão (Foto: McLaren)

Mesmo frustrado com o próprio resultado, Norris não deixou de elogiar o desempenho de Leclerc, que largou em oitavo e completou a prova logo à sua frente, em quarto. O companheiro de Oscar Piastri ainda questionou a estratégia da McLaren, que preferiu replicar o que a Ferrari havia feito com o monegasco, e não gostou nada da opção de parar mais cedo apenas para se defender de George Russell.

“Charles fez um bom trabalho ao ir tão longe com um jogo de pneus. Fiquei surpreso por termos ido aos boxes tão cedo, porque essa decisão está alinhada com o que a Ferrari fez”, apontou.

“Nós nos defendemos de George, o que acho que não precisávamos fazer. Isso é algo que discutiremos depois. Talvez uma discussão, se poderíamos ter feito um trabalho melhor para brigarmos pelo quarto lugar, mas é sempre difícil tomar essas decisões na hora”, compreendeu Norris.

De acordo com o inglês, a ordem de forças entre os primeiros colocados está bastante claro. Além de não ter condições de competir contra Max Verstappen e Sergio Pérez, Lando ainda enfatizou que o time de Maranello também está em outro nível e que, por isso, a McLaren terá de trabalhar se quiser reverter a situação.

Norris ainda reclamou de estratégia adotada pela McLaren (Foto: Reprodução/F1)

“A Ferrari está claramente à frente. Eles estiveram à frente o ano todo e ainda estão. Não mudamos nada durante todo o ano, então não há razão para ser diferente”, finalizou Norris.

Após a quarta etapa da temporada, Lando soma 37 pontos e é o quinto colocado do Mundial de Pilotos, cinco pontos à frente de seu companheiro de equipe.

Fórmula 1 volta daqui a duas semanas, entre os dias 19 e 21 de abril, para o GP da China, retorno da etapa ao calendário pós-pandemia.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.