Red Bull chega a acordo, e saída oficial de Newey é esperada para próximas horas

De acordo com o site alemão F1 Insider, a Red Bull prepara comunicado para oficializar a saída do projetista Adrian Newey ainda nsta terça-feira (30)

O casamento entre Red Bull e Adrian Newey chegou ao fim, e o anúncio oficial deve acontecer ainda nesta terça-feira (30). A expectativa é que a equipe austríaca publique um comunicado confirmando a saída do famoso projetista, encerrando, portanto, um casamento de 18 anos e que rendeu seis títulos de Construtores e sete de Pilotos.

A informação é do site alemão F1 Insider. O atual acordo vigente entre Red Bull e Newey vai até o final de 2025, porém existe ainda o chamado período de carência, que impede contratações imediatas de funcionários oriundos de outras equipes.

Com a saída antecipada de Newey, a coisa muda de figura, uma vez que o engenheiro ficaria disponível para trabalhar integralmente na nova casa no projeto de 2026, quando haverá a mudança no regulamento técnico da Fórmula 1, com a próxima geração de motores.

Newey é considerado um dos maiores designers da era moderna da Fórmula 1. Responsável pelos projetos da Williams em boa parte da década de 1990 — entre eles, o revolucionário FW14B, com o qual Nigel Mansell foi campeão — e também McLaren na sequência, o britânico chegou à Red Bull em 2006.

Newey com Alonso (à esq.), Verstappen e Hamilton (Foto: Red Bull Content Pool)

Com os austríacos, já são, até o momento, sete títulos de Pilotos (quatro de Sebastian Vettel e três de Max Verstappen) e seis de Construtores. Sob o atual regulamento, ninguém entendeu melhor a aerodinâmica do efeito-solo do que Newey, o que o torna naturalmente um dos pilares do recente sucesso da base em Milton Keynes.

Só que as coisas na Red Bull começaram a desmoronar no início do ano, quando Christian Horner, o chefe do time, foi acusado por uma funcionária de conduta inapropriada. Após investigação interna, os taurinos inocentaram o dirigente das acusações, porém o caso expôs uma divisão de poder entre Horner/parte tailandesa e Helmut Marko/parte austríaca da marca.

Newey optou por ficar fora de toda a polêmica, mas sente que corre o risco de ser cada vez mais escanteado do projeto da F1 para cuidar do hipercarro RB17. O designer, porém, ainda quer trabalhar com a F1. Embora não passe mais todos os dias no escritório atualizando o carro da Red Bull, como fez no passado, ainda é quem assina os projetos finais e define conceitos.

A saída de Newey pode concretizar o início do desmoronamento do domínio da Red Bull na F1 atual, e isso porque Verstappen pode ser o próximo da fila, movimento que seria ainda mais surpreendente. Em busca de um substituto para Lewis Hamilton no ano que vem, a Mercedes prepara ofensiva e está disposta a oferecer £ 150 milhões (cerca de R$ 963 milhões), segundo o jornal austríaco OE24.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.