Leclerc se impõe de novo e lidera TL2 na Emília-Romanha. Verstappen apanha do carro

O TL2 foi um repeteco da primeira sessão de treino livre: liderança de Charles Leclerc e Max Verstappen levando uma surra do carro, ficando apenas em sétimo

A Ferrari mostrou a que veio já na sexta-feira (17) de treinos livres do GP da Emília-Romanha e liderou novamente a segunda sessão com Charles Leclerc. O monegasco bateu Oscar Piastri e fez a melhor volta em 1min15s906, o único a baixar de 1min16s.

A sessão foi bem dividida entre acerto de classificação e corrida, mas chamou atenção como Max Verstappen não conseguiu se achar com o carro sob nenhuma condição. Desde o primeiro treino, o neerlandês teve muita dificuldade com o RB20 principalmente no segundo setor de Ímola, reclamando bastante da falta de aderência. E como se não bastasse, foram várias escapadas e passeios na brita, expondo uma fragilidade que certamente deixou as rivais sonharem.

E foi a Ferrari quem melhor se aproveitou, mostrando que o pacote de atualizações levado para Ímola estava na direção certa. McLaren e Mercedes também mostraram força e prometem duelo interessante na parte da frente da tabela.

Só que quem conseguiu se meter na briga foi Yuki Tsunoda, que ficou com um ótimo terceiro tempo. Lewis Hamilton e George Russell vieram na sequência, com Carlos Sainz apenas em sexto, à frente de Verstappen. Sergio Pérez, Nico Hülkenberg e Fernando Alonso fecharam o top-10.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Emília-Romanha de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. No sábado, o TL3 será às 7h30 (de Brasília, GMT-3), ao passo que a classificação oficial está marcada para as 11h. Por fim, a largada está marcada para as 10h do domingo. 

:seta_para_frente: Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
:seta_para_frente:Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

Max Verstappen não se achou na pista (Foto: Red Bull Content Pool)

Confira como foi o TL2 da F1 em Ímola:

Após uma primeira sessão marcada pelo duelo Ferrari × Mercedes e um Verstappen que não conseguiu se acertar de jeito nenhum com o carro principalmente no segundo setor — mais ondulado e complicado para a aderência dos pneus —, o TL2 começou pontualmente ao meio-dia (de Brasília, GMT-3), mesmo com o pequeno atraso em F3 e F2. E ao contrário das condições enfrentadas pelas classes de suporte, o asfalto baixou um pouco dos 40°C de temperatura: 38°C, com 25°C de ambiente e 34% de umidade relativa do ar.

Pista liberada, Max aproveitou a primeira tentativa para já colocar o RB20 na liderança com 1min16s930. Pelo rádio, era questionado pelo engenheiro se o equilíbrio do carro estava bom e afirmava que “sim”, ao menos com aquele primeiro jogo de pneus.

Tsunoda, então, acertou um ótimo giro e desbancou Verstappen por apenas 0s035. Só que o tricampeão, ainda na pista, voou no primeiro trecho, e mesmo perdendo para Yuki nos setores seguintes, foi o bastante para recuperar a ponta por 0s161 de diferença.

Atrás de Tsunoda vinha Leclerc, Lando Norris, Sainz, Russell, Hamilton, Pérez, Alonso e Daniel Ricciardo formando o top-10. Mas o monegasco da Ferrari foi ainda melhor que Verstappen, e tudo graças justamente ao setor em que Max ainda tem problemas, o segundo. A volta de Charles foi 0s057 mais rápida que a do taurino. No giro seguinte, Sainz pulou para segundo, perdendo a liderança por míseros 0s003.

Vale destacar que as marcas eram feitas com os compostos médios, exceção aos carros da Mercedes, de duros e a 0s7 de Leclerc. Piastri, Pierre Gasly, Esteban Ocon e Kevin Magnussen — agora de volta ao carro após cedê-lo no TL1 para Oliver Bearman — também usavam os pneus de faixa branca.

Com 37 minutos na regressiva, os pilotos foram partindo aos poucos para mais um stint. Russell calçava os macios e assegurava o seu melhor primeiro setor, mas ainda a 0s1 de Leclerc. O segundo trecho também foi o melhor do #63 no TL2 até então, assim como o final. Russell fechou o giro a 0s143 da marca do #16 e saltou para quarto, mas a sensação era de que dava para buscar mais.

Foi, inclusive, o que Norris fez com os pneus de faixa vermelha, já passando 0s5 abaixo do tempo de Leclerc no setor 2. Só que a escapada na tomada da antepenúltima curva o fez decolar sobre a zebra da perna seguinte. Lando, então, optou por levar o MCL38 de volta aos boxes, até porque, já estava na entrada do pit-lane.

Yuki Tsunoda foi muito bem no TL2 em Ímola (Foto: Red Bull Content Pool)

Enquanto Hamilton, também de macios, pegava o terceiro melhor tempo da tabela, logo à frente de Tsunoda e atrás das Ferrari, a transmissão acompanhava mais uma tentativa de Verstappen, 0s03 mais rápido no setor 1. Só que o trecho intermediário ainda era o grande problema: ao perder 0s3, fechou a volta a 0s4 de Leclerc, ficando apenas em quarto. Piastri, por sua vez, colocava a McLaren em segundo. E Tsunoda precisou de mais alguns giros para tomar o lugar de Lewis.

Com pouco menos de 20 minutos para o fim, a volta ideal era formada pelos setores de Leclerc (1), Norris (2) e Hamilton (3), chamando a atenção a ausência de Verstappen em ao menos algum trecho da pista. Nesse instante, os pilotos aproveitaram para encher o tanque e fazer as simulações de corrida tanto com compostos médios quanto com duros.

Perto dos dez minutos finais, o top-10 era formado por Leclerc, Piastri, Tsunoda, Hamilton, Russell, Sainz, Verstappen, Pérez, Hülkenberg e Alonso. Na pista, Leclerc e Pérez se estranhavam, primeiro com o mexicano bloqueando o monegasco, que resolveu dar o troco. A direção de prova, claro, colocou o lance sob investigação para depois da sessão.

Verstappen também foi em busca de ao menos giros consistentes em ritmo de corrida, mas o que se viu foram erros e escapadas. Em dado momento, chegou a dar um passeio pela brita — um desempenho surpreendentemente negativo e que serviu para colocar ainda mais pimenta na etapa que sucede a vitória de Norris em Miami.

Fórmula 1 2024, GP da Emília-Romanha, Ímola, Treino Livre 2:

1C LECLERCFerrari1:15.906 
2O PIASTRIMcLaren Mercedes1:16.098+0.192
3Y TSUNODARB Honda1:16.286+0.380
4L HAMILTONMercedes1:16.297+0.391
5G RUSSELLMercedes1:16.311+0.405
6C SAINZFerrari1:16.423+0.517
7M VERSTAPPENRed Bull Honda1:16.447+0.541
8S PÉREZRed Bull Honda1:16.552+0.646
9N HÜLKENBERGHaas Ferrari1:16.826+0.920
10F ALONSOAston Martin Mercedes1:16.838+0.932
11D RICCIARDORB Honda1:16.967+1.061
12L NORRISMcLaren Mercedes1:16.980+1.074
13L STROLLAston Martin Mercedes1:16.991+1.085
14E OCONAlpine1:17.008+1.102
15P GASLYAlpine1:17.064+1.158
16V BOTTASSauber Ferrari1:17.088+1.182
17K MAGNUSSENHaas Ferrari1:17.129+1.223
18A ALBONWilliams Mercedes1:17.135+1.229
19G ZHOUSauber Ferrari1:17.606+1.700
20L SARGEANTWilliams Mercedes1:17.848+1.942
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.