McLaren minimiza voltas lançadas e diz que é “preciso buscar ritmo de corrida” em Jedá

Zak Brown, diretor-executivo da McLaren, diminuiu a importância do ritmo de classificação nos treinos livres do GP da Arábia Saudita

O primeiro dia de atividades de pista da Fórmula 1 na Arábia Saudita passou, nesta quinta-feira (7), e chegou ao fim sem que a McLaren tivesse grande brilho no segundo treino livre. De acordo com Zak Brown, diretor-executivo da companhia inglesa, algo pouco importante, uma vez que Jedá é uma pista que exige concentração no ritmo de corrida.

Oscar Piastri foi o décimo colocado do TL2, enquanto Lando Norris ficou somente na 12ª posição na atividade em que todo mundo utilizou pneus macios. Segundo Brown, porém, as características de uma pista de rua como Jedá diminuem bastante o impacto de ter um carro forte de classificação.

“Sempre é necessário buscar ritmo de corrida. Num circuito como esse, de rua, sempre há algo como um safety-car. Se você se preparar muito para a classificação, o carro será rápido, mas não será tão bom para a corrida”, pontuou.

“E, sendo uma pista de rua, com entradas de safety-car sendo sempre uma ameaça, você se volta mais para o ritmo de corrida”, comentou.

Lando Norris nem terminou entre os dez primeiros (Foto: McLaren)

“É difícil, fazemos o máximo possível. É uma pista muito veloz, mas em que você também tem curvas cegas, então os pilotos dependem muito das equipes. Teremos de estar em nosso melhor nível no pit-wall, porque essas coisas acontecem muito rapidamente”, afirmou.

“Na corrida, é menos uma questão, porque todo mundo está em ritmo de corrida, mas na classificação, para conseguir voltas limpas, vai ser muito necessário acertar, porque é uma pista extremamente rápida”, seguiu.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP da Arábia Saudita, em Jedá, e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após segundo treino livre e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira, o último treino livre acontece às 10h30 (de Brasília, GMT-3), com a classificação às 14h; no sábado, a largada está marcada também para as 14h.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

🔴AO VIVO! F1 2024 na ARÁBIA SAUDITA: tudo sobre os treinos livres | Briefing
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.