McLaren diz que “não estava preparada” para luta de 2024: “Agora, é sobre vencer todos”
CEO da McLaren, Zak Brown admitiu que o time não entrou em 2024 imaginando que estaria na briga pelo título mundial da Fórmula 1. Depois de encerrar um jejum de 26 anos, o dirigente garantiu que a equipe terá uma mentalidade totalmente diferente em 2025
Campeã do Mundial de Construtores da Fórmula 1 depois de uma espera de 26 anos, a McLaren promete entrar na próxima temporada da categoria com uma mentalidade diferente. Ao longo do campeonato, a equipe inglesa encarou críticas por desperdiçar algumas oportunidades, e o CEO Zak Brown admitiu que o time não estava preparado para um nível tão alto. Agora, o pensamento é outro, e o foco é total em garantir as duas taças em jogo na F1.
“Entraremos no ano que vem com força total”, prometeu Brown em entrevista ao portal inglês Autosport. “Acho que temos uma mentalidade diferente agora, em termos de confiança na equipe e no nível de bravura que o time está preparado para encarar no desenvolvimento do carro do ano que vem”, explicou.
“O pensamento não é: ‘Vamos ajustar aqui e ali. O carro é bom'”, garantiu. “Temos algumas coisas ousadas para o carro do ano que vem. Acho que você só chega à frente se tentar vencer todo mundo, ao invés da mentalidade com a qual começamos o ano, que era ser tão bom quanto eles. Agora, é sobre vencer todo mundo”, destacou.
Para 2025, Brown descartou o pensamento de ‘tentar igualar’ os rivais. Depois de enfim colocar a McLaren em posição de voltar a brigar pelo título da F1, o americano garantiu que 2024 trouxe uma mudança de mentalidade geral. Por outro lado, ressaltou a competitividade de Mercedes, Ferrari e Red Bull, que também venceram corridas esse ano.

“Temos de superá-los no desenvolvimento, na pilotagem e na estratégia, ao contrário do pensamento de ‘apenas não cometer erros’. Isso não é ser competitivo o suficiente. Comercialmente, estamos super fortes e temos dois grandes pilotos. É uma força enorme”, explicou.
“Mas cara, a competição é forte. A Mercedes está lá, Ferrari e Red Bull também. Assim que você começa a sentir que eles estão escorregando um pouco, eles voltam. Então, acho que qualquer uma das quatro equipes pode vencer os dois campeonatos no ano que vem”, analisou.
Por fim, Brown admitiu que a McLaren não entrou na temporada 2024 ciente de que poderia brigar pelo título. Com isso, deixou algumas oportunidades escaparem. No entanto, pensando em 2025, o time está preparado para encarar a competição de maneira completamente diferente após o fim de uma seca que durava desde 1998.

“Acho que estaremos muito melhor preparados no ano que vem, porque nem em um milhão de anos pensamos que estaríamos onde estamos ao entrarmos nesse ano. Mentalmente, não estávamos preparados. Talvez não estivéssemos despreparados, mas simplesmente não entramos com a mentalidade que temos agora”, afirmou.
“No ano que vem, entraremos sabendo o quão duro será, mas querendo vencer os Mundiais de Pilotos e Construtores. Esse ano, o pensamento era: ‘Vamos chegar ao top-3 e ver se conseguimos dar a Lando [Norris] sua primeira vitória’. Deixamos isso para trás. Agora, temos dois pilotos que podem competir pelo título, e queremos os dois”, finalizou o CEO da McLaren.
A Fórmula 1 realiza a pós-temporada nesta terça-feira (10), em Abu Dhabi, das 2h (de Brasília, GMT-3) às 11h. Os pilotos titulares conduzirão o programa da Pirelli e dividirão a pista com os respectivos colegas novatos. O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

