McLaren orienta que equipes e FIA trabalhem juntas para evitar polêmicas na F1

Chefe da McLaren, Andreas Seidl, afirmou que aproximação pode ajudar a criar regulamentos menos complexos na categoria

McLAREN APRESENTA MCL36 PARA TEMPORADA 2022 DA F1 | React

A temporada 2021 da Fórmula 1 será lembrada pela ferrenha batalha pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen que culminou com a conquista do primeiro título mundial do holandês, mas também pelas polêmicas decisões dos comissários da FIA, especialmente pelo diretor de provas, Michael Masi.

Sendo assim, para 2022, a entidade máxima do esporte avalia internamente quais são os melhores métodos para evitar mais decisões controversas na próxima temporada. Enquanto essa fórmula não é definida, algumas sugestões foram oferecidas pelo chefe da McLaren, Andreas Seidl.

Em entrevista à revista britânica Autosport, o alemão iniciou dizendo que os erros fazem parte do esporte, mas precisam ser avaliados e discutidos para que não se repitam no futuro. “Para mim, é muito importante discutirmos também que, se você está na posição de que erros acontecem, você realmente levanta a mão, admite-os e tem uma forma para corrigir as consequências que tais erros ou controvérsias podem ter”, afirmou.

Chefe de equipe lembrou que as deciões controversas não aconteceram somente no GP de Abu Dhabi (Foto: McLaren)

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Como solução, o chefe de equipe orienta que as equipes e a FIA devam trabalhar juntas. “Precisamos investir tempo e energia do lado da equipe, junto com a FIA, para entender o que aconteceu ao longo da temporada e ver como podemos ajudar”.

“[Pode ser] tornando os regulamentos menos complexos, dando mais apoio ao diretor de prova e dando mais apoio também aos comissários para evitar essas controvérsias e facilitando o policiamento ou a aplicação das regras”, completou.

Seidl aproveitou para lembrar que diversas resoluções consideradas equivocadas foram conduzidas pelos comissários durante o último ano e não apenas nas voltas finais em Abu Dhabi, quando apenas os retardatários que estavam entre Hamilton e Verstappen compensaram uma volta durante o safety-car.

“Saindo de Abu Dhabi, se você olhar para toda a temporada do ano passado, aconteceram muitas coisas polêmicas, que não foram boas para o esporte”, reiterou.

No dia 18 de março, justamente na sexta-feira que inicia a temporada 2022, a FIA vai divulgar os resultados da investigação sobre o que aconteceu em Yas Marina. Com o veredito, o alemão espera que seja colocado um ponto final nas polêmicas. “Espero que possamos fechar este tópico com uma boa análise do lado da FIA e alguns, digamos, conceitos em vigor sobre como podemos melhorar para o futuro”.

NORRIS RENOVA COM McLAREN! O QUE ISSO SIGNIFICA PARA F1?

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.