McLaren orienta que equipes e FIA trabalhem juntas para evitar polêmicas na F1
Chefe da McLaren, Andreas Seidl, afirmou que aproximação pode ajudar a criar regulamentos menos complexos na categoria
A temporada 2021 da Fórmula 1 será lembrada pela ferrenha batalha pelo título entre Lewis Hamilton e Max Verstappen que culminou com a conquista do primeiro título mundial do holandês, mas também pelas polêmicas decisões dos comissários da FIA, especialmente pelo diretor de provas, Michael Masi.
Sendo assim, para 2022, a entidade máxima do esporte avalia internamente quais são os melhores métodos para evitar mais decisões controversas na próxima temporada. Enquanto essa fórmula não é definida, algumas sugestões foram oferecidas pelo chefe da McLaren, Andreas Seidl.
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Em entrevista à revista britânica Autosport, o alemão iniciou dizendo que os erros fazem parte do esporte, mas precisam ser avaliados e discutidos para que não se repitam no futuro. “Para mim, é muito importante discutirmos também que, se você está na posição de que erros acontecem, você realmente levanta a mão, admite-os e tem uma forma para corrigir as consequências que tais erros ou controvérsias podem ter”, afirmou.
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Como solução, o chefe de equipe orienta que as equipes e a FIA devam trabalhar juntas. “Precisamos investir tempo e energia do lado da equipe, junto com a FIA, para entender o que aconteceu ao longo da temporada e ver como podemos ajudar”.
“[Pode ser] tornando os regulamentos menos complexos, dando mais apoio ao diretor de prova e dando mais apoio também aos comissários para evitar essas controvérsias e facilitando o policiamento ou a aplicação das regras”, completou.
Seidl aproveitou para lembrar que diversas resoluções consideradas equivocadas foram conduzidas pelos comissários durante o último ano e não apenas nas voltas finais em Abu Dhabi, quando apenas os retardatários que estavam entre Hamilton e Verstappen compensaram uma volta durante o safety-car.
“Saindo de Abu Dhabi, se você olhar para toda a temporada do ano passado, aconteceram muitas coisas polêmicas, que não foram boas para o esporte”, reiterou.
No dia 18 de março, justamente na sexta-feira que inicia a temporada 2022, a FIA vai divulgar os resultados da investigação sobre o que aconteceu em Yas Marina. Com o veredito, o alemão espera que seja colocado um ponto final nas polêmicas. “Espero que possamos fechar este tópico com uma boa análise do lado da FIA e alguns, digamos, conceitos em vigor sobre como podemos melhorar para o futuro”.
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