McLaren prevê dor de cabeça com Norris e Piastri livres para competir em 2025

Andrea Stella, chefe da McLaren na Fórmula 1, espera ter uma ‘dor de cabeça boa’ com Oscar Piastri e Lando Norris em 2025

A McLaren surpreendeu a muitos com uma ascensão repentina na temporada 2024 da Fórmula 1, o que culminou na conquista do Mundial de Construtores. No entanto, não se conteve apenas com essa taça e já pensa em ir além em 2025. Andrea Stella, chefe da equipe, afirmou que espera ter um ‘problema bom’ na próxima temporada ao ter um carro competitivo e dois pilotos brigando por vitórias. 

Em 2024, a McLaren começou a campanha mais discretamente e só cresceu após a vitória de Lando Norris, a primeira na categoria, no GP de Miami. Somando isso à queda da Red Bull, o #4 conseguiu escalar a tabela e disputar o título contra Max Verstappen, mas ainda ficou longe e perdeu a disputa com duas rodadas de antecedência. 

Por outro lado, Oscar Piastri sofreu para acompanhar o companheiro de equipe, não ficou próximo da briga pela taça e terminou em quarto. Por isso, Stella espera ver ambos os pilotos da equipe papaia mais fortes na disputa e quer ter uma ‘dor de cabeça boa’ com isso. 

“Primeiro de tudo, espero que esteja certo. Queremos ter esse tipo de problema. Trabalhamos muito para ter o problema de ter um carro e dois pilotos em condições de vencer corridas. E sabemos que isso na Fórmula 1 sempre vem com algumas complicações”, disse. 

A McLaren venceu seis corridas e foi campeã entre os construtores em 2024 (Foto: McLaren)

“Mas essas são complicações que já enfrentamos nesta temporada até certo ponto. Acho que sempre abordamos isso de maneira coesa. Ambos os pilotos estavam sempre cientes de que precisamos encontrar soluções que, em primeiro lugar, priorizem os interesses da equipe e, depois, os interesses dos pilotos”, continuou Stella. 

Apesar disso, o dirigente italiano não quer queimar a largada e pensar em soluções para um problema que ainda não existe. Portanto, pontuou que precisa oferecer um carro bom e condições favoráveis para Piastri e Norris terem boas chances de brigar por vitórias em 2025. 

“Até agora, acho que esse tem sido um processo muito positivo e que planejamos levar para a próxima temporada. Mas, antes de pensarmos nesse problema — chamamos isso de problema, mas, potencialmente, é mais uma oportunidade”, afirmou. 

“O foco é garantir que, do ponto de vista técnico, ofereçamos a Lando e Oscar um carro que esteja em condições de brigar pelo campeonato. Porque se tivéssemos feito isso no início desta temporada, sem termos algum desempenho abaixo do esperado nas primeiras corridas, estaríamos em condições de lutar pelo Mundial de Pilotos por mais tempo”, concluiu o chefe da McLaren. 

Agora, a Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, nos dias 14-16 de março.

Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.