McLaren ressalta evolução do carro e explica erro de Norris na classificação do Catar

Chefe da McLaren, Andrea Stella ressaltou que a equipe trabalhou para fazer o carro crescer durante o fim de semana e lamentou erro de Lando Norris na última tentativa do Q3 no Catar

Oscar Piastri manteve o favoritismo criado pelo domínio até aqui no fim de semana do GP do Catar e voltou à pole-position da Fórmula 1 neste sábado (29), batendo o companheiro Lando Norris na classificação. Claramente acima da concorrência, a McLaren comandou a atividade com tranquilidade e até poupou pneus no Q1, em uma etapa recheada de dúvidas sobre os compostos da Pirelli. O chefe Andrea Stella, claro, gostou do que viu e elogiou a capacidade do time de fazer o carro crescer.

“Após a sprint e a classificação de ontem, vimos que havia margem para evoluir o carro”, explicou Stella à Sky Sports. “O carro não estava estável o suficiente nas frenagens, então, acho que os pilotos e os engenheiros fizeram um bom trabalho para melhorar a estabilidade. E isso foi explorado por Lando e Oscar, que conseguiram voltas bem competitivas hoje”, destacou.

Com o líder do campeonato largando em segundo e o vice à frente, a análise da corrida obviamente vai se voltar para a disputa interna da McLaren. Stella ressaltou que o equilíbrio entre Piastri e Norris vem se mantendo desde o início do ano, e pequenos erros farão a diferença. O de Lando, que abandonou a última tentativa após balançar na pista, acabou custando a primeira posição no grid.

“Foi tudo muito equilibrado entre os dois por toda a temporada, mas, no fim, as coisas são decididas em milissegundos. Oscar conseguiu melhorar na segunda tentativa, enquanto Lando abandonou porque escapou da pista. Foi merecido para Oscar. Espero que, amanhã, possamos converter isso em um bom resultado na corrida”, salientou.

Oscar Piastri (Foto: McLaren)

“Ele não saiu realmente da pista, mas esteve perto na curva 2. Então, precisou tirar o pé e frear para evitar; a partir dali, a volta estava perdida. A curva 1 havia sido boa, mas a tentativa não durou muito”, finalizou o chefe da McLaren.

GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP do Catar AO VIVO E EM TEMPO REALalém de classificações e corridas em SEGUNDA TELA no YouTube, em parceria com a Voz do Esporte. O Briefing chega para analisar após o fim de cada dia de atividades nas redes sociais e na GPTV.

Além da cobertura tradicional, o GRANDE PRÊMIO estará IN LOCO em Lusail para acompanhar todas as emoções da etapa com o repórter Leonid Kliuev.

GP do Catar de F1: veja os horários em Brasil, Cabo Verde, Portugal, Angola e Moçambique:

SessãoBRA*CBVPOR
ANG
MOZ
Corrida13:0015:0017:0018:00

*Horário de Brasília

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!