McLaren se vê adiantada em salto de evolução na F1: “Achávamos que seria em 2025”
Apenas Um ano e meio depois de mal conseguir passar para o Q2 na F1 2023, a equipe foi capaz de entregar a Lando Norris e Oscar Piastri um carro capaz de vencer em 2024
A McLaren se surpreendeu com a própria linha de evolução na Fórmula 1 em 2024. Embora ainda tenha dificuldade para lidar com as adversidades durante as corridas enquanto equipe, o MCL38 é, hoje, considerado o melhor carro do grid. Um ano e meio depois de mal conseguir passar para o Q2 em algumas classificações, a equipe foi capaz de conseguiu entregar a Lando Norris e Oscar Piastri um bólido capaz de vencer corridas em poucos meses e a valorização deste trabalho foi confirmada com a renovação de Andrea Stella na chefia do time laranja-papaia.
“Achei que poderíamos chegar onde estamos agora em 2025. Não pensei que estaríamos onde estamos agora em 2024. Mas não estou reclamando”, afirmou Zak Brown, CEO da equipe, à BBC Sport. “Se eu me sentasse aqui e dissesse que não estou surpreso, estaria mentindo. A Red Bull tinha uma vantagem muito grande sobre todos e a Mercedes tem sido muito dominante. Pensei que continuaríamos diminuindo a diferença. Mas não pensei que estaríamos aqui nas férias de verão a uma corrida de chegar à liderança do Mundial de Equipes“, confessou o dirigente.
“Essa corrida teria de ser em primeiro e segundo lugar e com a volta mais rápida, mas você acha que eu acredito nisso? Não. Mas se mantivermos o mesmo desempenho das últimas seis, sete corridas, estaremos onde precisamos estar até o final do ano”, explicou.
Para Zak Brown, a corrida pelo Mundial de Equipes vai depender de muitos fatores, mas o desempenho de Sergio Pérez com o time dos energéticos terá papel fundamental nessa disputa. Sem ele, a Red Bull pode perder o título, caso a equipe continua marcando pontos apenas pelas mãos de Max Verstappen.
“Vai ser difícil. Acho que tudo vai se resumir à última corrida. Não há muita diferença entre os carros. Tudo vai se resumir ao desempenho de Sérgio Perez”, começou. “Se ele tiver o desempenho que é capaz de ter, será uma luta difícil. Se ele continuar tendo o desempenho que teve este ano, teremos uma boa chance, porque temos dois pilotos com desempenho constante brigando na frente”, afirmou Brown.
A Red Bull lidera o campeonato com apenas 42 pontos de vantagem em relação à McLaren. Enquanto o time taurino soma 408 pontos, a equipe britânica tem 366 tentos. Ferrari [355], Mercedes [266] e Aston Martin [73] fecham o top-5 neste momento.
Já no Mundial de Pilotos, Verstappen é o favorito para buscar o tetracampeonato mundial e soma, até agora, 277 pontos, seguido de Lando Norris [199], Charles Leclerc [177], Oscar Piastri [167] e Carlos Sainz [162].
A Fórmula 1 agora faz a tradicional pausa para as férias de verão na Europa e volta de 23 a 25 de agosto em Zandvoort, para a disputa do GP dos Países Baixos.
Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.