McLaren tira do depósito e passa a exibir na sede ‘Troféu do Sonic’ de Senna

O incomum troféu erguido por Ayrton Senna depois de ter vencido o GP da Europa de 1993, inspirado pelo personagem dos games Sonic, foi alocado à prateleira de troféus da McLaren. A taça estava em um depósito, mas voltou ao salão nobre graças ao apelo dos fãs

O chuvoso GP da Europa de 1993, disputado no circuito britânico de Donington Park, ficou marcado para sempre por aquela que é considerada a melhor primeira volta da F1 em todos os tempos, o primeiro ato de uma exibição apoteótica de Ayrton Senna naquele 11 de abril. Outro detalhe incomum daquele domingo na Inglaterra foi exibido no pódio. Patrocinadora da corrida, a produtora de games Sega ofereceu ao vencedor o troféu inspirado no personagem Sonic, um ouriço que fazia enorme sucesso à época no Mega Drive. Entretanto, a taça simplesmente ficou esquecida em um depósito empoeirado desde então. Mas nesta sexta-feira (12), a própria equipe fez questão de publicar nas redes sociais que o ‘Troféu do Sonic’ agora faz parte da nobre prateleira em Woking.

Diz a lenda que o inusitado troféu não era do agrado da McLaren e que, por isso, a equipe não fazia questão de exibi-lo junto a tantos outros e por isso foi relegado a um depósito.

Em 1993, a Sega, empresa de origem japonesa, era patrocinadora da Williams. A expectativa da companhia, em um ano dominado pela escuderia de Grove, era que Alain Prost ou Damon Hill vencesse em Donington Park, o que seria um desfecho perfeito para a corporação. Contudo, a vitória de Senna não foi ruim para a Sega, já que o brasileiro sempre teve uma imagem forte no Japão, virando, ainda que de forma indireta, uma boa plataforma de marketing para a empresa.

Em 2018, exatos 25 anos depois da vitória de Senna em Donington, a própria McLaren revelou que o troféu havia sido encontrado em um depósito escondido da equipe e publicou a imagem em sua conta no Twitter.

https://www.grandepremio.com.br/galeria/o-trofeu-do-sonic-na-corrida-da-melhor-primeira-volta-da-f1/
GALERIA: O ‘Troféu da Sonic’ erguido por Ayrton Senna no GP da Europa de 1993

Agora, pouco mais de dois anos de ser redescoberto, o ‘Troféu do Sonic’ finalmente faz parte da nobre galeria de troféus da McLaren, muito por conta do apelo do público nas redes sociais. A equipe tem por tradição ficar com as taças das vitórias conquistadas pelos seus pilotos na F1. Ao todo, a escuderia britânica é a segunda com maior número de triunfos, com 182 GPs conquistados.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.