McLaren tira do depósito e passa a exibir na sede ‘Troféu do Sonic’ de Senna

O incomum troféu erguido por Ayrton Senna depois de ter vencido o GP da Europa de 1993, inspirado pelo personagem dos games Sonic, foi alocado à prateleira de troféus da McLaren. A taça estava em um depósito, mas voltou ao salão nobre graças ao apelo dos fãs

O chuvoso GP da Europa de 1993, disputado no circuito britânico de Donington Park, ficou marcado para sempre por aquela que é considerada a melhor primeira volta da F1 em todos os tempos, o primeiro ato de uma exibição apoteótica de Ayrton Senna naquele 11 de abril. Outro detalhe incomum daquele domingo na Inglaterra foi exibido no pódio. Patrocinadora da corrida, a produtora de games Sega ofereceu ao vencedor o troféu inspirado no personagem Sonic, um ouriço que fazia enorme sucesso à época no Mega Drive. Entretanto, a taça simplesmente ficou esquecida em um depósito empoeirado desde então. Mas nesta sexta-feira (12), a própria equipe fez questão de publicar nas redes sociais que o ‘Troféu do Sonic’ agora faz parte da nobre prateleira em Woking.

Diz a lenda que o inusitado troféu não era do agrado da McLaren e que, por isso, a equipe não fazia questão de exibi-lo junto a tantos outros e por isso foi relegado a um depósito.

Em 1993, a Sega, empresa de origem japonesa, era patrocinadora da Williams. A expectativa da companhia, em um ano dominado pela escuderia de Grove, era que Alain Prost ou Damon Hill vencesse em Donington Park, o que seria um desfecho perfeito para a corporação. Contudo, a vitória de Senna não foi ruim para a Sega, já que o brasileiro sempre teve uma imagem forte no Japão, virando, ainda que de forma indireta, uma boa plataforma de marketing para a empresa.

Em 2018, exatos 25 anos depois da vitória de Senna em Donington, a própria McLaren revelou que o troféu havia sido encontrado em um depósito escondido da equipe e publicou a imagem em sua conta no Twitter.

https://www.grandepremio.com.br/galeria/o-trofeu-do-sonic-na-corrida-da-melhor-primeira-volta-da-f1/
GALERIA: O ‘Troféu da Sonic’ erguido por Ayrton Senna no GP da Europa de 1993

Agora, pouco mais de dois anos de ser redescoberto, o ‘Troféu do Sonic’ finalmente faz parte da nobre galeria de troféus da McLaren, muito por conta do apelo do público nas redes sociais. A equipe tem por tradição ficar com as taças das vitórias conquistadas pelos seus pilotos na F1. Ao todo, a escuderia britânica é a segunda com maior número de triunfos, com 182 GPs conquistados.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube