McLaren vê Williams como equipe mais próxima do top-4 na F1: “Muito competitiva”

Chefe da McLaren, Andrea Stella elogiou bastante o ritmo da Williams na pré-temporada da F1 e disse esperar por classificações ainda mais apertadas em 2025

Andrea Stella, chefe da McLaren, está impressionado com a evolução da Williams de 2024 para 2025. Segundo o dirigente, o time inglês parece o mais próximo nesse momento de se aproximar do top-4, que segue com McLaren, Ferrari, Red Bull e Mercedes. Como argumento, o italiano ressaltou o ritmo da equipe em volta lançada, principalmente no segundo setor do Bahrein — que reúne curvas de características diferentes.

Além disso, Carlos Sainz fechou o segundo dia de pré-temporada da F1 na liderança, com 1min29s348 na volta mais rápida. No total, o espanhol deu 127 giros ao redor do traçado na última quinta-feira (27). Lewis Hamilton, o segundo, foi apenas 0s031 mais lento.

“Vi que em termos de ritmo em volta única, além do top-4, parece que a Williams está muito competitiva”, analisou Stella. “Estou dizendo o óbvio, porque tenho certeza de que todos viram os dados. São os mesmos dados que vi”, destacou.

“E é interessante que a Williams foi muito forte no segundo setor, que não é apenas um setor de frenagem e aceleração, mas também com algumas curvas de média velocidade. Acho que isso mostra que a Williams pode ter evoluído nessa área”, analisou.

Chefe da McLaren prevê classificações ainda mais apertadas em 2025 (Foto: McLaren)

Além da previsão sobre a Williams, Stella disse esperar por classificações ainda mais apertadas na temporada 2025. Segundo ele, as coisas já estavam equilibradas no ano passado, mas os testes indicam que o Q1 vai oferecer algumas decepções este ano.

“No ano passado, as fases da classificação já estavam muito apertadas. No Q1, não apenas no fim da temporada, você entra achando que vai passar com um jogo de pneus, que uma volta será suficiente. E tivemos várias vezes que sair novamente, porque estava apertado em termos de tempo. O que tirei [dos testes] é que vai ser ainda mais equilibrado no começo de 2025”, completou o chefe da McLaren.

GRANDE PRÊMIO faz a cobertura completa do período de testes da Fórmula 1 e acompanha tudo que acontece no Bahrein em TEMPO REAL. As atividades acontecem entre os dias 26 e 28 de fevereiro, sempre com duas atividades por dia, uma entre 4h e 8h (de Brasília, GMT-3) e outra entre 9h e 13h. A estreia do campeonato está programada para acontecer duas semanas depois, entre os dias 14 e 16 de março, no GP da Austrália.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.