Médico da FIA fala em “estresse impressionante” e diz que Alonso “se salvou por pouco” do acidente na Austrália

De acordo com o médico da FIA, Jürgen Lindemann, Fernando Alonso "se salvou por pouco" do assustador acidente que sofreu em Melbourne, na abertura do Mundial 2016. Apesar do susto, o espanhol não sofreu qualquer ferimento e foi capaz de sair sozinho da McLaren, que ficou totalmente destruída

Fernando Alonso "se salvou por pouco" do assustador acidente que sofreu em Melbourne, na semana passada, durante a primeira corrida da temporada 2016 da F1. E a afirmação veio de quem conversou com o bicampeão logo depois da forte batida, o médico da FIA (Federação Internacional de Automobilismo), Jürgen Lindemann.
 
Na 18ª volta da etapa australiana, o espanhol vinha em 13º, quando tentou uma ultrapassagem em cima de Esteban Gutiérrez. Alonso tentou atrasar a freada para ganhar espaço contra o mexicano por fora na entrada da curva 3. Mas Esteban não fez o movimento que Fernando esperava. Aí o pneu dianteiro direito do carro do espanhol tocou o traseiro esquerdo do Haas. O McLaren #14, então, saiu voando, em direção ao muro. Capotou e só foi parar na área de escape, todo destruído.
Fernando Alonso ficou completamente grogue após o forte acidente na Austrália (Foto: Getty Images)
"Quando um piloto experiente como Alonso é visto nas imagens voando pelos ares e saindo ileso, você pode dizer a si mesmo: 'Este carro é o veículo mais seguro que há'. Mas não podemos esquecer uma coisa: Alonso teve sorte. Ele se salvou por pouco", afirmou Lindemann em entrevista à publicação alemã 'Der Spiegel'.
 
O médico afirmou ainda que, apesar do piloto ter saído andando do carro e sem qualquer assistência, o choque sobre seu corpo foi enorme. "Eu não estava lá, mas com certeza seu corpo doía muito, os ossos e os músculos também. Leva mais ou menos uma semana para se recuperar de algo assim e depois passa, por regra geral. Os pilotos têm corpos muito bem treinados e elásticos. Eles conseguem aguentar coisas desse tipo. Pessoas normais não encaram algo assim."
 
Também, para o médico, o fato de o asturiano ter deixado o carro por conta própria foi apenas um "comportamento clássico". "Ele foi bem rápido, para mostrar que estava bem”.
 

determinarTipoPlayer(“15804435”, “2”, “0”);

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Ainda de acordo com Lindemann, a melhor maneira de superar um choque como o de Alonso é "descansar, relaxar os músculos, comer coisas leves e dormir. E depois voltar a correr o mais rápido possível". 
 
Por fim, o médico ainda afirmou que um impacto tão forte quanto o do piloto da McLaren também provoca um "estresse impressionante na mente". "O piloto vive tudo como se fosse em câmera lenta. Está plenamente consciente de tudo", explicou.
VEJA A EDIÇÃO #21 DO PADDOCK GP, QUE ABORDA F1 E MOTOGP

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.