Mercedes aposta até em 1-2 com estratégia na Holanda e Red Bull avisa: “Não vai ser simples”

Como impedir uma vitória que parece certa para Max Verstappen e a Red Bull neste domingo na Holanda? Segundo Toto Wolff, chefe da Mercedes, tudo passa por jogar com a estratégia com Lewis Hamilton e Valtteri Bottas

Nicholas Latifi bateu forte no fim do Q2 (Vídeo: Reprodução/TV)

Max Verstappen consolidou o domínio exercido neste sábado (4) em Zandvoort, levantou o ‘mar laranja’ de torcedores nas arquibancadas e conquistou a pole-position do GP da Holanda. Em que pese a confirmação do favoritismo, o piloto da Red Bull alcançou a posição de honra depois com uma vantagem de apenas 0s038 para Lewis Hamilton. A força do heptacampeão nesta tarde dá uma confiança extra para a Mercedes tentar reverter o jogo e buscar derrotar a rival no domingo. Mas como? Segundo Toto Wolff, tudo vai passar pela estratégia.

Eliminado no Q1, Sergio Pérez vai largar somente em 16º, situação que deixa Verstappen sozinho em uma disputa tática contra os carros de Hamilton e Valtteri Bottas, que vai largar em terceiro. O chefe da Mercedes já tem na mente uma tática que envolverá os dois carros para dar o ‘pulo do gato’ com o xeque-mate para cima de Verstappen. Tudo para tentar uma vitória que, por enquanto, parece improvável para a equipe heptacampeã mundial.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

MERCEDES; GP DA HOLANDA; ZANDVOORT;
A Mercedes tenta desafiar o domínio da Red Bull com Max Verstappen na Holanda (Foto: Steve Etherington/Mercedes)

“Acho que podemos jogar com as duas estratégias amanhã. Vimos que podemos ter dois carros que podem ir por alternativas totalmente diferentes: parar um deles [para o pit-stop], fazer o undercut e aí deixar o outro carro lá na pista. E isso pode ajudar a terminar em primeiro e segundo”, declarou o dirigente austríaco em entrevista à emissora britânica Sky Sports.

O chefe da Mercedes entende que a tática basilar ao longo da corrida vai ser de uma parada. Mas a opção de dois pit-stops pode mudar o jogo no domingo.

Um dos pontos que pode mudar a estratégia dos pilotos e das equipes é a alta chance de intervenção do safety-car durante a prova. Em todo o fim de semana até agora, foram nada menos seis acionamentos de bandeira vermelha entre os três treinos livres e a classificação.

Felipe Giaffone é o convidado especial do Paddockast #119, que discute: o que mudar para evitar uma não-corrida? Ouça!

“Acho que, se conseguirmos manter o mesmo ritmo na corrida, mais uma vez, vai ser sobre sobreviver com apenas uma parada. Max precisa tomar uma decisão: ele vai para uma ou duas paradas?”, salientou.

No fim das contas, Wolff ficou contente com o que a Mercedes apresentou neste sábado diante do domínio de Verstappen até agora no fim de semana. “Acho que precisamos ficar satisfeitos sobre onde terminamos hoje. Lewis perdeu muito tempo de pista ontem. No fim das contas, segundo e terceiro é um bom ponto de partida”, salientou o austríaco, confiante.

TOTO WOLFF; CHRISTIAN HORNER;
Toto Wolff aposta na estratégia para tentar bater a Red Bull de Christian Horner na Holanda (Foto: Bryn Lennon/Getty Images/Red Bull Content Pool)

Em contrapartida, Christian Horner deixou claro que não espera uma jornada fácil neste domingo. “Temos somente de focar na nossa corrida. Em um mundo perfeito, iríamos embora lá na frente. Só acho que, de alguma forma, não vai ser tão simples”.

Assim como Toto Wolff, o chefe da Red Bull lembrou que a Mercedes tem dois carros para jogar com a estratégia contra apenas um dos taurinos. Horner, contudo, salientou que o fundamental é não perder o principal foco: terminar a corrida deste domingo à frente de Hamilton. “Eles têm dois caras com quem podem dividir suas opções. Mas o cara-chave que temos de derrotar, claro, é Lewis, então você tem de escolher as suas brigas”, finalizou.

Assista já ao BRIEFING, programa ao vivo no canal do GRANDE PRÊMIO no YouTube, que disseca tudo sobre a classificação do GP da Holanda.

Fórmula 1 acelera neste domingo, às 10h (de Brasília, GMT-3), para a largada do GP da Holanda. Uma hora antes, o GRANDE PRÊMIO apresenta o BRIEFING pré-corrida com a prévia da etapa em Zandvoort e as últimas informações antes da largada.

VERSTAPPEN POLE E HAMILTON EM SEGUNDO: TUDO SOBRE A CLASSIFICAÇÃO DO GP DA HOLANDA | BRIEFING
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.