Mercedes avalia queda e abandona ‘assoalho da Bélgica’ no GP do Azerbaijão

Buscando entender a queda de performance desde as férias, a Mercedes não vai utilizar a versão do assoalho do GP da Bélgica no fim de semana no Azerbaijão. Equipe prioriza entender dados do carro com atualizações

A Mercedes não vai utilizar o problemático assoalho introduzido no GP da Bélgica durante o fim de semana da Fórmula 1 em Baku, no Azerbaijão. Naquela ocasião, George Russell venceu a corrida em Spa-Francorchamps, mas foi desclassificado após a inspeção pós-corrida identificar desgaste excessivo do assoalho, entregando o triunfo nas mãos do companheiro de equipe Lewis Hamilton.

Desde então, a Mercedes tem sofrido queda de desempenho. O time de Brackley entrou para o período de férias da Fórmula 1 com 3 vitórias em 4 corridas, mas viu a boa fase acabar. Após o GP dos Países Baixos, planejou um teste comparativo das especificações do assoalho, mas que foi prejudicado pelas questões climáticas do fim de semana, optando pela versão mais recente da peça.

Relacionadas


Já em Monza, viu Andrea Kimi Antonelli, que será titular no lugar de Hamilton em 2025, bater o carro de George Russell no primeiro treino livre, deixando a Mercedes com peças reservas e eventualmente escolhendo, mais uma vez, a especificação mais nova para o restante do fim de semana, onde não conseguiu registrar pódio apesar do bom desempenho de George na classificação.

Segundo informação da revista inglesa Autosport, a Mercedes decidiu não testar o assoalho da Bélgica em Baku para ter um fim de semana completo de dados sobre o desempenho do carro com outras atualizações, como no difusor, asa dianteira, asa de feixe e halo.

Lewis Hamilton venceu em Spa-Francorchamps (Foto: Mercedes)

 Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
 LEIA TAMBÉM: McLaren aceita favorecer Norris em luta por título, mas “sem comprometer princípios”

Na coletiva de imprensa pré-GP do Azerbaijão, Hamilton respondeu sobre as dificuldades de desempenho da Mercedes desde as férias. O heptacampeão falou que o fator de variação de pistas pode interferir.

“Há muitos pontos de interrogação em muito disso. Acho que estamos apenas tentando entender. Pode ser uma série de coisas. Pode ser dependente da pista, pode ser a atualização. Meu instinto está me dizendo que pode ser a atualização, mas é difícil ver a diferença entre os dois. Mas vamos tentar neste fim de semana e reverter um pouco e ver se conseguimos ou não identificá-lo”, disse Hamilton.

Russell, por sua vez, admitiu que a atualização não melhorou o desempenho do time, mas era uma forma de enxergar um caminho pelo qual a Mercedes estava caminhando, e que o “instinto” mencionado por Hamilton pode ser o correto.

“A atualização não foi uma melhoria substancial de desempenho e às vezes você tem que olhar as coisas apenas objetivamente. E nós trouxemos um novo assoalho, nós reduzimos o desempenho, e essa foi a principal coisa que mudou. Nós sabíamos que a atualização não iria incendiar o mundo. Foi apenas mais um passo na direção que estávamos buscando. Então, voltando à repetição pré-Spa do assoalho, se tudo estivesse absolutamente correto no papel, seria um pequeno delta. Às vezes é melhor o demônio que você conhece. Nós sabemos o que esse assoalho oferece. Nós sabemos exatamente onde o acerto precisa estar, e às vezes com uma nova atualização são necessárias várias corridas para aprender e entender. Então, sim, talvez esse instinto [de Hamilton] esteja correto”, completou George.

GRANDE PRÊMIO acompanha AO VIVO e EM TEMPO REAL todas as atividades do GP do Azerbaijão de Fórmula 1 e transmite classificação e corrida em segunda tela, em parceria com a Voz do Esporte, na GPTV, o canal do GP no Youtube. Além disso, debate tudo que aconteceu na pista com o Briefing após treinos livres e classificação, além de antes e depois da corrida. Na sexta-feira (13), o treino livre 1 acontece às 6h30 (de Brasília, GMT-3), enquanto a segunda sessão está marcada para as 10h. No sábado (14), o TL3 abre o dia às 5h30, ao passo que a classificação será às 9h. Por fim, no domingo (15), os pilotos disputam a corrida em Monza a partir das 8h.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.