Mercedes vê derrota em “jogo relativo” para McLaren e Ferrari como causa de piora na F1

Toto Wolff, chefe da Mercedes, afirmou que o carro continua tão difícil quanto no ano passado, mas as rivais melhoraram

Quais os motivos para a Mercedes ter despencado tanto na ordem de forças da Fórmula 1 do vice-campeonato de Construtores de 2023 para a quarta colocação — e distante das oponentes — após cinco corridas em 2024? De acordo com Toto Wolff, diretor-executivo e chefe da equipe, o motivo está apenas na melhora das rivais.

Wolff garantiu de maneira assertiva após o GP da China do último fim de semana que o carro não piorou em relação ao ano passado. Na realidade, está tão difícil quanto sempre foi. O que aconteceu é que McLaren e Ferrari deram amplo salto e passaram pela Mercedes de passagem.

“Penso que os carros foram difíceis ao longo destes últimos dois anos. A vantagem que tínhamos é que a McLaren não estava competindo contra nosso time por boa parte da primeira metade do ano passado”, afirmou.

“Eles não eram competitivos, a Ferrari não era tão rápida e ainda cometeu erros em várias ocasiões. É por isso que estávamos sempre brigando por pódio e éramos o time mais próximo da Red Bull”, continuou.

Lewis Hamilton terminou o GP da China sem ter o que comemorar (Foto: AFP)

“Agora que a McLaren melhorou o nível, tornou-se um jogo relativo. O que era bom o bastante para o terceiro lugar ano passado, é bom apenas para o sexto [em 2024]. O carro é tão difícil quanto foi no passado. É difícil para os pilotos: George [Russell] me disse no sábado que foi o carro de classificação mais complicado que ele já teve. No geral, os sintomas são os mesmos”, garantiu.

“O carro é difícil [para os pilotos] e é difícil até para fazer definir setup e guiar. É por isso que temos tamanhas oscilações na performance, na minha opinião. O carro de Lewis na China estava longe do melhor possível. É como guiar na ponta da faca”, colocou.

Para sair do limbo que se encontrou na primeira parte da atual temporada, Wolff põe ampla esperança de que as atualizações marcadas para Miami sejam decisivas.

“E aí? É neste ponto em que estamos agora. Vamos ver o que acontece em Miami, já que vamos levar algumas partes novas. Será interessante ver como o carro vai desempenhar”, encerrou.

A Mercedes tem apenas 52 pontos na temporada contra 96 da McLaren e 151 da Ferrari. A Red Bull, com 196, sobra na frente.

Fórmula 1 retorna de 3 a 5 de maio para a disputa do GP de Miami, o primeiro de três que acontecem nos Estados Unidos na temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!

VERSTAPPEN DOMINA CHINA e TOTO WOLFF IRONIZA HAMILTON na F1 2024 | Paddock GP #368
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.