Mercedes determina ritmo, e Hamilton bate Rosberg para dominar segundo treino livre do GP da Malásia

Lewis Hamilton deu o troco em Nico Rosberg no treino livre da tarde malaia nesta sexta-feira (30). O tricampeão liderou com sobras e colocou quase 0s4 em cima do rival e companheiro de equipe. Sebastian Vettel foi quem mais se aproximou da Mercedes, mas andou quase meio segundo atrás. Felipe Massa terminou a sessão em 15º, enquanto Felipe Nasr foi o 18º

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

Lewis Hamilton se impôs na tarde malaia desta sexta-feira (30). Depois de ser derrotado por Nico Rosberg na sessão que abriu o fim de semana, o tricampeão viveu um segundo treino livre de contratempos e se colocou como mais rápido do dia em Sepang, na Malásia, palco de mais capítulo na briga pelo título entre os dois pilotos da Mercedes. A equipe prateada, aliás, ditou o ritmo da sessão, superando em mais de meio segundo a concorrência. Concorrência essa que veio por parte da Ferrari.

A equipe italiana foi a rival que mais perto esteve dos prateados. Sebastian Vettel demonstrou um grande ritmo de corrida e também de classificação durante as simulações, mas acabou mesmo em terceiro, andando em 1min35s605. Kimi Räikkönen foi pouca coisa mais lento e fechou os trabalhos cerca de mais de dois décimos atrás do companheiro ferrarista.

Max Verstappen, que completa hoje 19 anos, salvou o dia da Red Bull com uma astuta quinta posição. Sergio Pérez foi o homem da Force India com o sexto lugar, enquanto Fernando Alonso seguiu o trabalho de melhorar o motor novo da Honda. A sétima colocação foi o melhor que conseguiu após ter sido quinto pela manhã. Daniel Ricciardo, Nico Hülkenberg e Jenson Button completaram os dez mais velozes.

Enquanto isso, Felipe Massa pouco andou e foi o 15º, três posições melhor que Felipe Nasr. O treino ficou marcado também pelo trabalho feito pela Renault, que conseguiu ajustar o carro de Kevin Magnussen e colocá-lo na pista, depois do princípio de incêndio sofrido pela manhã.

Lewis Hamilton liderou o segundo treino livre em Sepang, na Malásia (Foto: Mercedes)

Confira como foi o segundo treino livre para o GP da Malásia de F1

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Depois de um treino livre inicial marcado por um princípio de incêndio no carro da Renault de Kevin Magnussen e de um primeiro reconhecimento do novo asfalto de Sepang, os pilotos retornaram à pista malaia tentando também vencer um calor infernal. A temperatura ambiente já ultrapassava a casa dos 30 graus, enquanto no traçado os termômetros registravam incríveis 58 graus. E tão longo o relógio autorizou o começo dos trabalhos, os dois carros da Haas deixaram os boxes, seguidos pela McLaren de Fernando Alonso.

 
Enquanto Esteban Gutiérrez e Romain Grosjean optaram por iniciar seus stints com pneus médios, o espanhol já veio com os macios. Dessa forma, o bicampeão se colocou logo na ponta, com 1min38s158. Fernando ainda baixou para 1min37s864, mas acabou sendo superado, na sequência, por Sebastian Vettel.
 
O ferrarista pulou para a primeiro com 1min37s33 também em cima de pneus médios. Quem também veio com os compostos de risca branca foi Nico Rosberg. O alemão da Mercedes não demorou para tomar a ponta com 1min36s543. O interesse neste ponto é que a equipe prateada decidiu mandar Lewis Hamilton com os compostos duros. E, com eles, o inglês se aproximou bem do líder, sendo apenas 0s079 mais lento em sua primeira tentativa.
Fernando Alonso chegou a liderar o segundo treino livre em Sepang (Foto: Reprodução/McLaren)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

Na volta seguinte, o tricampeão saltou para a ponta com 1min36s144. E melhorou ainda mais após seis passagens, quando assinalou 1min35s956. O desempenho deixou claro a diferença de 0s3 entre os compostos médios – usados por Rosberg – e o duro, utilizado por Hamilton. 

 
Atrás dos dois carros prata, quem surgiu foi Max Verstappen. O jovem piloto da Red Bull veio à pista com os pneus médios, virando na casa de 1min36s630, quase 0s2 mais veloz que Daniel Ricciardo. Sebastian Vettel completava o top-5, a frente de Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr., Sergio Pérez, Alonso e Jenson Button.
 
Falando nos dois pilotos da McLaren, ambos estão usando motores diferentes. Enquanto Alonso ganhou uma nova unidade de potência, com melhorias no motor de combustão interna e controles eletrônicos, Button seguiu com a versão anterior. A meta da Honda é observar a evolução dos componentes e a eficácia das atualizações.
 
A Ferrari, então, mandou Vettel de volta à pista com os pneus macios novinhos. Com eles, o tetracampeão cravou 1min35s605 e tomou do inglês da Mercedes a liderança na sessão. A diferença entre eles ficou em 0s351. Mas aí não demorou para a esquadra chefiada por Toto Wolff retornar também com os macios. E quem primeiro saiu foi Rosberg, que voou por Sepang. Nico retomou a primeira colocação na tabela ao alcançar 1min35s177, batendo o ferrarista em quase meio segundo.

Aí foi a vez de Hamilton também experimentar os pneus médios. E sem surpresas, o inglês se colocou como o mais veloz da pista e fechou sua primeira volta rápida em 1min34s944 – foi o primeiro a romper a casa de 1min35s. A performance ainda foi 0s2 mais veloz do que a do rival e colega de equipe. O tempo também foi 0s6 melhor do que o registrado por Vettel.  

A Renault trabalhou como doida e conseguiu devolver Kevin Magnussen à pista (Foto: Reprodução/Renault)

Neste meio tempo, Sergio Perez acertou uma volta limpa e se colocou em quarto, puxando Alonso, em quinto. E quem também apareceu como uma surpresa agradável foi Magnussen. A Renault trabalhou freneticamente, mudou câmbio e motor, e conseguiu colocar o jovem piloto na pista, na tentativa de recuperar o terreno perdido pela manhã devido ao incidente no TL1. Ainda assim, o dinamarquês deu uma escapada de pista e não passou de 1min40s133, figurando na última posição.

Outro que também voltou com os médios foi Alonso – e se colocou firme na sexta colocação. Kimi Räikkönen também veio na sequência e se pôs em sétimo – também de médios -, mas logo foi capaz de saltar para quarto. Enquanto isso, Felipe Massa seguiu nos boxes da Williams, com apenas nove voltas. O brasileiro era apenas o 13º. Felipe Nasr vinha três colocações atrás.

Pouco antes da uma hora de treino, Ferrari e Mercedes iniciaram as simulações de corrida. Vettel foi o primeiro, seguido por Rosberg. Ambos com os macios. Valtteri Bottas iniciou seu stint alguns minutos mais tarde, também usando os compostos amarelos, mas usados. Logo, a pista se encheu e todo o grid também tratou de andar já pensando no domingo, prevendo o comportamento do carro com tanque cheio e pneus mais macios. Mas também muita gente, especialmente a esquadra líder do campeonato, dedicou tempo aos compostos duros e médios. 

#GALERIA(6807)
Por isso, nada mais mudou na tabela de tempos. No fim, Hamilton apenas ratificou a liderança com folga. Rosberg se colocou ali em terceiro, à frente das duas Ferrari. Massa completou a sessão em 15º, três posições melhor que Felipe Nasr.

A F1 retorna neste sábado, a partir das 3h, para terceiro e último treino livre. O GRANDE PRÊMIO acompanha tudo AO VIVO  e em TEMPO REAL.

F1, GP da Malásia, Sepang, treino livre 2:

1 44 LEWIS HAMILTON ING MERCEDES 1:34.944   35
2 6 NICO ROSBERG ALE MERCEDES 1:35.177 +0.233 35
3 5 SEBASTIAN VETTEL ALE FERRARI 1:35.605 +0.661 37
4 7 KIMI RÄIKKÖNEN FIN FERRARI 1:35.842 +0.898 33
5 33 MAX VERSTAPPEN HOL RED BULL TAG HEUER 1:36.037 +1.093 29
6 11 SERGIO PÉREZ MEX FORCE INDIA MERCEDES 1:36.284 +1.340 33
7 14 FERNANDO ALONSO ESP McLAREN HONDA 1:36.296 +1.352 27
8 3 DANIEL RICCIARDO AUS RED BULL TAG HEUER 1:36.337 +1.393 30
9 27 NICO HÜLKENBERG ALE FORCE INDIA MERCEDES 1:36.390 +1.446 37
10 22 JENSON BUTTON ING McLAREN HONDA 1:36.715 +1.771 22
11 55 CARLOS SAINZ JR ESP TORO ROSSO FERRARI 1:36.836 +1.892 30
12 30 JOLYON PALMER ING RENAULT 1:36.940 +1.996 37
13 77 VALTTERI BOTTAS FIN WILLIAMS MERCEDES 1:37.016 +2.072 35
14 21 ESTEBAN GUTIÉRREZ MEX HAAS FERRARI 1:37.048 +2.104 27
15 19 FELIPE MASSA BRA WILLIAMS MERCEDES 1:37.110 +2.166 28
16 26 DANIIL KVYAT RUS TORO ROSSO FERRARI 1:37.297 +2.353 19
17 9 MARCUS ERICSSON SUE SAUBER FERRARI 1:37.449 +2.505 29
18 12 FELIPE NASR BRA SAUBER FERRARI 1:37.547 +2.603 28
19 20 KEVIN MAGNUSSEN DIN RENAULT 1:37.664 +2.720 26
20 8 ROMAIN GROSJEAN FRA HAAS FERRARI 1:37.789 +2.845 24
21 94 PASCAL WEHRLEIN ALE MANOR MERCEDES 1:37.878 +2.934 35
22 31 ESTEBAN OCON FRA MANOR MERCEDES 1:37.990 +3.046 36
PADDOCK GP #48 RECEBE DENNIS DIRANI E DISCUTE MOTOGP, STOCK CAR E F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube