Mercedes diz que motor de Bottas sobreviveu a acidente em Ímola e descarta troca

Apesar do acidente em Ímola, a Mercedes manterá no carro de Bottas a mesma unidade de potência. Os componentes ainda funcionam e não forçam mudança em Portugal

F1 divulgou imagens da câmera 360ºC do carro de George Russell em forte acidente que envolveu Valtteri Bottas em Ímola (Vídeo: F1/Divulgação)

O acidente com George Russell destruiu o carro de Valtteri Bottas no último GP da Emília-Romanha, mas a Mercedes anunciou uma boa notícia: o motor do carro do finlandês não sofreu danos e será utilizado no GP de Portugal, que acontece no próximo final de semana.

A equipe anglo-alemã anunciou que os engenheiros e mecânicos da fábrica não enxergaram danos suficientes na unidade de potência para que ela fosse trocada antes de Portimão. Com isso, Bottas seguirá com o motor que já vinha sendo utilizado no carro #77.

“O resultado da análise foi positivo neste caso, e os mecânicos decidiram recolocar a unidade de potência no carro do Bottas para a viagem a Portimão. Os técnicos pareceram confiantes a respeito da unidade de potência estar funcionando plenamente, mas em casos como este, o último ok virá das pistas”, disse o comunicado.

George Russell e Valtteri Bottas se envolveram em um forte acidente durante a corrida em Ímola (Foto: Reprodução/TV)

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

A notícia é celebrada pela equipe, que não gastará uma das três trocas de unidade de potência permitidas pelo regulamento, que penaliza com perda de posições no grid, quem exceder o número determinado de trocas de peças.

De acordo com as regras para a temporada de 2021, são permitidas três trocas de motores de combustão interna e turboalimentadores, bem como três componentes MGU-K e MGU-H. Já os elementos de armazenamento de energia e eletrônicos de controle ficam limitados a apenas duas trocas ao longo das 23 etapas previstas para o Mundial de 2021.

A próxima etapa da F1 acontece em 2 de maio. A categoria vai para Portimão, casa do GP de Portugal. Com cobertura completa do GRANDE PRÊMIO.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.