Mercedes diz que sinalização confusa levou à infração de Hamilton em Monza

O chefe Toto Wolff diz que uma “sequência estranha de acontecimentos” levou Lewis Hamilton a ser punido no GP da Itália. O britânico cumpriu stop-and-go e acabou apenas em sétimo

A Mercedes foi pega no contrapé ao causar a punição de Lewis Hamilton no GP da Itália deste domingo (6), mas sente que parte da culpa foi uma sinalização confusa da direção de prova. O chefe de equipe Toto Wolff sente que faltou clareza a respeito do pit-lane estar fechado, o que levou o britânico a fazer pit-stop quando não devia e acabar com stop-and-go de 10s.

De acordo com Wolff, a direção de prova não usou uma luz vermelha para mostrar que os boxes estavam fechados. Ao invés disso, usou linhas amarelas formando ‘X’, e logo quando restou pouco tempo de reação a respeito de o que fazer com Hamilton.

“Foi uma sequência estranha de acontecimentos que talvez a gente pudesse ter percebido antes”, disse Wolff. “As decisões tomadas foram muito estranhas, mas completamente dentro das regras. Uma Haas estava estacionada perto da entrada [dos boxes] e tinha uma única bandeira amarela. 11 segundos depois, o safety-car foi acionado. Aí eles acionaram a luz vermelha no pit-lane, mas não exatamente, porque o sinal era de duas linhas amarelas. Um estrategista gritou isso no rádio enquanto entrávamos nos pits, houve confusão. Foi uma série de eventos que estragou a corrida do Lewis. Não fico feliz, mas você precisa ficar de cabeça em pé”, destacou.

Hamilton foi apenas sétimo após receber punição (Foto: Mercedes)

“Você não consegue ver a sinalização [das linhas amarelas] da mureta dos boxes. Se o piloto não vê, que eu acredito absolutamente ser o caso, o único jeito de saber que o pit-lane estava fechado era olhando a quarta página do sistema de comunicação da FIA. Ninguém olha essa página quando o safety-car é liberado, seu piloto está entrando nos boxes. Tudo passa a girar ao redor do pit. Diria que foi azar e uma decisão inusitada”, seguiu.

Hamilton veio aos boxes quando o pit-lane estava fechado, mas não foi punido de imediato. A direção de prova queria saber se o britânico teve tempo de ver a sinalização. Após concluir que sim, foi aplicado um stop-and-go de 10s.

Lewis liderava tranquilamente e, com a punição, desabou para penúltimo. Além disso, 29s atrás do novo líder e futuro vencedor Pierre Gasly. O piloto da Mercedes recuperou o que pôde, mas cruzou a linha de chegada apenas em sétimo.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.