Mercedes e Red Bull garantem legalidade de novas suspensões e sugere que equipes em dúvida protestem junto à FIA

Toto Wolff e Christian Horner, chefes de Mercedes e Red Bull, voltaram a defender o sistema de suspensão que as equipes adotaram para a temporada 2017. Segundo ambos, as regras foram respeitadas, e que quiser checar com a FIA que faça uma reclamação oficial

 

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A grande questão do começo da temporada 2017 da F1 no tocante às novas regras é o novo formato de suspensão desenvolvido pela Mercedes e tido como objeto por outras equipes, mas que a Ferrari crê que é ilegal. Toto Wolff e Christian Horner, chefes de Mercedes e Red Bull, deram uma solução para quem não gostar de alguma prática de outra equipe: é só protestar junto à FIA.

 

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Ainda em janeiro, a FIA deu um novo esclarecimento sobre o que é legal e o que não é em termos de suspensão. A suspensão ativa, termo popularizado especialmente pela Williams do começo dos anos 1990, é proibida. Mas a Ferrari acredita que algumas das novas suspensões tenham resquícios a suspensão ativa – e do FRIC, banido pela FIA há alguns anos. 

 
"Nosso sistema sempre foi legal, então esse esclarecimento não é para a Mercedes", afirmou Toto Wolff à revista alemã 'Auto Motor und Sport'. E abriu as portas para quem quiser fazer uma reclamação oficial.
 
"É a posição normal antes da temporada começar; Se alguém quer protestar, então deve protestar. Acho que é claro: não vamos nem perto de onde consideramos território perigoso. Talvez outros times tenham esgarçado as regras um pouco, não sabemos", seguiu.
A regra é clara? (Foto: Getty Images)
Há quem pense, porém, que a suspensão implantada pela Red Bull é a maior atingida pelo esclarecimento da FIA. Mas Horner também não dá pinta de quem está temendo muito. Para o inglês, o pior de tudo é a forma vaga com que as regras são descritas pela federação. "Gastamos muito dinheiro nessa área. Os fãs não se beneficiam disso porque eles não veem ou entendem a tecnologia", disse. 
 
Assim como Wolff, escancarou as portas para os reclamações. "A FIA parece feliz com a forma como interpretamos as regras. Se alguém tem problemas com isso, tem o direito de protestar."
 
A revista alemã ainda cita uma fonte dentro da Mercedes dizendo que "se [Maurizio] Arrivabene [chefe da Ferrari] quer parecer um bobo, pode continuar trabalhando nessa direção."
 
A pré-temporada da F1 já está em curso com os testes coletivos de Barcelona. A temporada começa no final de março com o GP da Austrália. 

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