Mercedes e Red Bull garantem legalidade de novas suspensões e sugere que equipes em dúvida protestem junto à FIA

Toto Wolff e Christian Horner, chefes de Mercedes e Red Bull, voltaram a defender o sistema de suspensão que as equipes adotaram para a temporada 2017. Segundo ambos, as regras foram respeitadas, e que quiser checar com a FIA que faça uma reclamação oficial

 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

A grande questão do começo da temporada 2017 da F1 no tocante às novas regras é o novo formato de suspensão desenvolvido pela Mercedes e tido como objeto por outras equipes, mas que a Ferrari crê que é ilegal. Toto Wolff e Christian Horner, chefes de Mercedes e Red Bull, deram uma solução para quem não gostar de alguma prática de outra equipe: é só protestar junto à FIA.

 

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);
Ainda em janeiro, a FIA deu um novo esclarecimento sobre o que é legal e o que não é em termos de suspensão. A suspensão ativa, termo popularizado especialmente pela Williams do começo dos anos 1990, é proibida. Mas a Ferrari acredita que algumas das novas suspensões tenham resquícios a suspensão ativa – e do FRIC, banido pela FIA há alguns anos. 

 
"Nosso sistema sempre foi legal, então esse esclarecimento não é para a Mercedes", afirmou Toto Wolff à revista alemã 'Auto Motor und Sport'. E abriu as portas para quem quiser fazer uma reclamação oficial.
 
"É a posição normal antes da temporada começar; Se alguém quer protestar, então deve protestar. Acho que é claro: não vamos nem perto de onde consideramos território perigoso. Talvez outros times tenham esgarçado as regras um pouco, não sabemos", seguiu.
A regra é clara? (Foto: Getty Images)
Há quem pense, porém, que a suspensão implantada pela Red Bull é a maior atingida pelo esclarecimento da FIA. Mas Horner também não dá pinta de quem está temendo muito. Para o inglês, o pior de tudo é a forma vaga com que as regras são descritas pela federação. "Gastamos muito dinheiro nessa área. Os fãs não se beneficiam disso porque eles não veem ou entendem a tecnologia", disse. 
 
Assim como Wolff, escancarou as portas para os reclamações. "A FIA parece feliz com a forma como interpretamos as regras. Se alguém tem problemas com isso, tem o direito de protestar."
 
A revista alemã ainda cita uma fonte dentro da Mercedes dizendo que "se [Maurizio] Arrivabene [chefe da Ferrari] quer parecer um bobo, pode continuar trabalhando nessa direção."
 
A pré-temporada da F1 já está em curso com os testes coletivos de Barcelona. A temporada começa no final de março com o GP da Austrália. 

PADDOCK GP #66 RECEBE LUCAS DI GRASSI, DEBATE F-E E NOVOS CARROS DA F1

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.