Mercedes diz que “fobia de perder” torna Hamilton diferente: “Não há outros como ele”

Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da Mercedes, destacou que a gana de vencer de Lewis Hamilton é ainda mais intensa do que em outros pilotos de alto nível

Com o início de 2025, Lewis Hamilton tornou-se oficialmente piloto da Ferrari depois de 12 anos defendendo as cores da Mercedes. Ao longo do período, o inglês conquistou seis de seus sete títulos mundiais e bateu uma série de recordes, mas viveu três anos complicados desde que a F1 adotou o novo regulamento técnico, em 2022.

A despedida, no entanto, não altera a forma com a qual a Mercedes enxerga seu maior piloto na F1. Andrew Shovlin, diretor de engenharia de pista da equipe, destacou a força mental de Hamilton e a vontade constante de vencer, algo desejado por todas as equipes da categoria em relação ao grupo de funcionários.

“Não há outros pilotos como ele. Então, desse ponto de vista, você poderia dizer que ele é único”, disse Shovlin ao jornal The New York Times. “Ele é divertido de trabalhar ao lado. É comprometido com o sucesso, assim como nós da equipe, e é isso que você pediria de todos”, afirmou o engenheiro.

Além do próprio comprometimento em vencer, Hamilton sofre com um tipo de “fobia de derrota”, segundo Shovlin. O engenheiro reconheceu que nenhum piloto do grid aceita os revezes facilmente, mas vê Lewis um grau acima neste sentido.

Em 2025, Hamilton vai vestir as cores da Ferrari na Fórmula 1 (Foto: AFP)

“Mas Lewis tem sua própria espécie de fobia de perder, e isso comanda sua ética de trabalho. É ótimo, porque quando você tem um piloto que traz isso para a equipe, eles estão sempre querendo evoluir. E isso traz muita energia para o time”, explicou.

“É o único piloto com quem trabalhei que isso se manifesta de forma tão intensa. Nenhum bom piloto gosta de perder, todos odeiam. Isso é algo padrão. É sobre o trabalho e a preocupação interna de Lewis: acho que essas coisas o diferem da maioria dos outros”, finalizou o engenheiro da Mercedes.

Fórmula 1 está oficialmente de férias. A próxima atividade é exatamente a sessão única de testes coletivos de pré-temporada, marcada para os dias 26, 27 e 28 de fevereiro, no Bahrein. A temporada 2025 começa com o GP da Austrália, entre os dias 14 e 16 de março.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.