Mercedes lamenta erro na classificação do Japão: “Q3 definiu nosso fim de semana”
Bradley Lord, diretor de comunicações da Mercedes, exaltou o trabalho de George Russell no GP do Japão, mas lamentou decisão de esfriar os pneus após segunda tentativa de volta rápida no Q3: “Determinou nosso resultado final”
A Mercedes parecia uma ameaça à McLaren durante os treinos livres do GP do Japão, mas não conseguiu manter o ritmo forte na classificação e durante a corrida, disputada no último domingo (6). A equipe alemã acredita que a estratégia adotada no sábado (5) determinou o resultado final no domingo. George Russell cruzou a linha de chegada em quinto lugar, enquanto Andrea Kimi Antonelli foi sexto.
Durante o Q3, Russell e a equipe decidiram resfriar os pneus após a segunda tentativa de volta rápida. Mas o britânico admitiu que o plano deu errado, pois não tinha a aderência necessária no primeiro setor, e fez o quinto melhor tempo, apenas 0s019 atrás de Charles Leclerc.
Na corrida, Russell ainda tentou fazer um undercut em Leclerc para conquistar a quarta posição, mas a estratégia não funcionou. Bradley Lord, diretor de comunicações da Mercedes, refletiu sobre o GP: “George acabou maximizando tudo neste fim de semana, com exceção da segunda volta do Q3, que infelizmente determinou nosso resultado final”, iniciou.
“Sabíamos que tinha muito tráfego e assumimos o risco [do pit-stop antecipado]. De manhã, conversamos sobre isso e George disse que estava disposto a entrar no trânsito porque as condições dos pneus iam nos permitir ganhar tempo. Esse foi o caso e ele conseguiu, só não foi o suficiente para ultrapassar Leclerc, mas tínhamos que tentar alguma coisa”, explicou.

“Antes da parada, George não estava conseguindo se aproximar da Ferrari, então o undercut era nossa única chance. Andrew Shovlin [diretor de engenharia da Mercedes] disse na sexta-feira que este carro não apresenta nenhum dos problemas de seus antecessores, é um projeto muito mais sólido”, seguiu.
“O bólido está dando confiança aos pilotos em todos os tipos de circuitos, e você pode ver isso com George desde o início, e como Kimi também foi capaz de progredir ao longo do fim de semana”, completou Lord.
A Mercedes está na vice-liderança do Mundial de Construtores, com 75 tentos, 36 atrás da líder McLaren.
A Fórmula 1 volta de 11 a 13 de abril para o GP do Bahrein, em Sakhir, quarta etapa da temporada 2025.

