Mercedes diz que “não avaliou corretamente” pressão sobre Antonelli no TL1 da Itália

Chefe da Mercedes, Toto Wolff disse que a equipe alemã poderia ter feito uma avaliação melhor sobre a pressão em cima de Andrea Kimi Antonelli em sua primeira atividade na Fórmula 1, quando o italiano bateu no TL1 do GP da Itália — um dia antes de ser anunciado

Depois de uma estreia que saiu bem diferente do esperado para Andrea Kimi Antonelli na Fórmula 1, o chefe da Mercedes, Toto Wolff, admitiu que a equipe poderia ter planejado melhor o TL1 que marcou a primeira atividade do italiano na categoria, no GP da Itália. O austríaco negou que a participação tenha sido um erro, mas admitiu que as Flechas de Prata “não avaliaram corretamente” a pressão que o momento trazia para o jovem.

Antonelli começou o treino livre partindo para as voltas rápidas e chegou a ocupar o primeiro lugar na tabela, mas bateu com força na Parabolica ao carregar muita velocidade na curva enquanto tentava melhorar o próprio tempo.

“Não diria que foi um erro, mas acho que não fomos completamente certos na avaliação da pressão que ele podia estar sofrendo”, disse Wolff ao portal inglês Autosport. “Conversamos sobre como abordar a atividade, e ele foi brilhante nos testes”, explicou.

“Nos milhares de quilômetros que ele fez, nunca colocou um pé fora do lugar. Mas, se você é um piloto italiano de 18 anos em Monza, em sua primeira oportunidade, é um jogo diferente”, afirmou.

Andrea Kimi Antonelli será titular da Mercedes a partir da temporada 2025 (Foto: Mercedes)

Segundo Wolff, a pressão de fazer a primeira atividade na Fórmula 1 — e na véspera de ser anunciado como sucessor de Lewis Hamilton — deveria ter sido um fator melhor analisado. Uma das possibilidades seria levar Antonelli à pista em outra etapa, fora dos holofotes do Autódromo de Monza.

“Talvez, se tivéssemos considerado isso como um fator de risco em relação aos dados que tínhamos dele, provavelmente seria inteligente colocá-lo em um TL1 em um país que não fosse a Itália. Mas ele vai aprender muito com isso”, analisou.

Após a batida, Wolff se comunicou com Antonelli pelo rádio e imediatamente consolou o jovem. Ao comentar o momento, o austríaco disse que imaginou o tamanho do impacto que a batida teria no psicológico do italiano, principalmente em um fim de semana tão importante para sua carreira.

“Eu sabia que aquilo iria afetá-lo, que iria doer emocionalmente. Não foi bom, foi uma pena para ele. Ele estava tão rápido, e era sua primeira atividade na Itália. E estava prestes a ser anunciado, como todos já tinham previsto”, finalizou o chefe da Mercedes.

Fórmula 1 retorna de 18 a 20 de outubro em AustinEstados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.