Mercedes prepara “último e grande” pacote de atualização do W15 para GP dos EUA
Mercedes promete novidades para o W15 a partir do GP dos Estados Unidos. As atualizações serão as últimas da temporada 2024 da Fórmula 1
A Mercedes anunciou que iniciará a perna americana da temporada 2024 da Fórmula 1 com um grande pacote de atualizações para o W15. James Allison, diretor-técnico da equipe, revelou que o trabalho é levar para o GP dos Estados Unidos, próxima etapa do calendário, o novo conjunto de peças, que também será o último do ano.
A Fórmula 1 terá uma pausa de três semanas entre Singapura, no último domingo (22), e Austin, que abrirá em 20 de outubro uma sequência de três corridas seguidas pelo continente americano — GPs dos Estados Unidos, México e São Paulo, em Interlagos. Depois, novo intervalo para a reta final da temporada, com os GPs de Las Vegas, Catar e Abu Dhabi, que encerra o campeonato em 8 de dezembro.
Allison não entrou em detalhes, mas apontou que o pacote de atualizações será “substancial” e também o último da Mercedes em 2024. A expectativa é que o time de Lewis Hamilton e George Russell possa dar um salto de desempenho. No geral, a equipe de Brackley conseguiu um progresso considerável nesta temporada.
Apesar de ocupar o quarto posto entre os Construtores, esta não é mais uma posição ‘consolidada’ como no começo do ano, quando, invariavelmente, os pilotos estavam em sétimo e oitavo, atrás de Red Bull, McLaren e Mercedes. Prova disso são as três vitórias obtidas pela Mercedes — uma com Russell, na Áustria, e duas com Hamilton, na Inglaterra e Spa-Francorchamps. No total, o time subiu em sete oportunidades no pódio.
“Vamos tentar descobri como mitigar o que nos fez sofrer no último final de semana, entender como fazer os pneus funcionarem melhor nesse tipo de circuito, com superaquecimento, e também trabalhar muito em nossa última atualização da temporada”, declarou o diretor-técnico da Mercedes.
“Nós teremos um conjunto substancial de novas peças para o carro em Austin. Esperamos que possa nos dar um final de semana decente por lá, então temos de entregar tudo isso e nos preparar para essas últimas corridas do ano”, prosseguiu.
A Mercedes espera que o novo pacote de atualizações possa apagar a má impressão deixada em Singapura, quando o time foi meramente coadjuvante na briga pela vitória, mesmo com Hamilton e Russell largando na segunda fila.
Aliás, a Mercedes protagonizou um episódio que rendeu muitas críticas por parte de Hamilton. O inglês pediu para largar de pneus médios no GP de Singapura, mas a equipe colocou os macios, à revelia do heptacampeão mundial — um erro admitido pelo próprio time.
Na visão de Allison, o desempenho da Mercedes no sábado, dia da classificação em Singapura, foi um ‘oásis’ diante do apresentado nos treinos livres e na corrida. No domingo, Russell terminou na posição que largou, em quarto, enquanto Hamilton despencou e fechou em sexto.
“Acho que o resultado de domingo foi muito difícil para a equipe, e a sexta-feira sinalizava um pouco do que poderíamos esperar em termos de dificuldade. O sábado é que foi anormal. Passamos de uma sexta-feira difícil para uma posição bastante honrosa no grid”, afirmou o diretor-técnico da Mercedes.
“Tenho de dar grande crédito à equipe na fábrica, que realmente ajudou a reverter uma sexta-feira difícil e nos colocou muito mais à frente no grid e nos deu um resultado que, embora decepcionante, não foi desastroso. Provavelmente, as mudanças que fizemos, embora involuntárias, foi o que melhorou o carro para uma única volta, para a classificação, mas foi uma coisa dolorosa para a corrida”, encerrou.
A Fórmula 1 agora faz longa pausa e retorna de 18 a 20 de outubro em Austin, Estados Unidos, início da perna americana da temporada 2024.
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