Mercedes troca peça do motor, e Bottas perde 5 posições no grid nos EUA. Russell sai no fim

Mercedes decidiu colocar o sexto motor de combustão interna no carro de Valtteri Bottas em 2021. Já a Williams mudou tudo no motor de George Russell

VERSTAPPEN MAIS POPULAR QUE HAMILTON? BRIATORE DE VOLTA? MAIS EUA NA F1? E AUSTIN? | GP às 10

O GP dos Estados Unidos será mais um evento em que a Mercedes não conseguirá aproveitar de cabo a rabo o carro que tem. Durante o primeiro treino livre em Austin, na tarde desta sexta-feira (22), os alemães anunciaram uma nova troca do motor de combustão interna no carro de Valtteri Bottas – o sexto da temporada. A mudança acarreta uma punição de cinco posições no grid de largada do domingo.

▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2

A novidade é surpreendente, visto que Bottas quebrou o limite de motores há algumas semanas, no GP da Itália. Naquela ocasição, quando sobrava no fim de semana, trocou toda a unidade motriz e acabou largando do fim da fila. A surpresa maior foi quando o movimento se repetiu em seguida, na Rússia, onde Bottas tem bom histórico de resultados.

O fato de utilizar um sexto motor e ainda com seis corridas pela frente é preocupante até para Lewis Hamilton, que atualmente está no quarto ICE e parado no limite de três componentes usados no restante da unidade motriz. Se a questão está em problemas no motor Mercedes, então tem chance de entrar diretamente no panorama da luta pelo título da F1 2021.

GEORGE RUSSELL; MERCEDES; FÓRMULA 1;
Russell vai largar em último nos EUA (Foto: LAT Images/Mercedes)
Paddockast #126: F1 anuncia calendário recorde para 2022. Aonde isso vai parar?

Em resposta aos fãs no Twitter, a Mercedes justificou a troca de Bottas em razão das regras. “Isso significa que podemos encontrar o melhor equilíbrio entre desempenho e confiabilidade para o restante da temporada, mas cobrando apenas uma punição de cinco posições. Daí a decisão de trocar o motor de combustão interna”.

“Todas as decisões têm razões por trás delas. Vimos a oportunidade de obter o melhor equilíbrio entre desempenho e confiabilidade para o restante do ano, ao mesmo tempo em que perdemos apenas cinco posições no grid. Esta é uma pista na qual você pode ultrapassar. Então achamos que essa foi a decisão correta para nós”, garantiu.

Além da Mercedes, outra equipe resolveu fazer uma mudança completa na unidade de força. Foi a Williams, que também usa os motores da Mercedes, para George Russell, exatamente quem substitui Bottas na equipe alemã em 2022. Russell terá mudança total e, por isso, leva mais posições de punição do que o grid compete. Assim, larga em último na corrida do domingo.

O GRANDE PRÊMIO acompanha todas as atividades do GP dos Estados Unidos AO VIVO e EM TEMPO REAL.

OS PONTOS FRACOS E FORTES DE MERCEDES E RED BULL NA RETA FINAL DE 2022

Conheça o canal do Grande Prêmio no YouTube! Clique aqui.
Siga o Grande Prêmio no Twitter e no Instagram!

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.