Mesmo com carro de 2014 adaptado, Stevens acredita que Manor Marussia vencerá regra dos 107% em Melbourne

A regra dos 107% não assusta o britânico Will Stevens, um dos pilotos da Manor Marussia, antes da primeira corrida da temporada 2015 — ainda que a equipe comece o ano com o modelo do ano passado adaptado

A Manor Marussia está em Melbourne com uma versão adaptada do seu carro de 2014 para a abertura da temporada 2015, mas o piloto Will Stevens confia que critérios técnicos — leia-se lentidão excessiva — não o impedirão de largar no GP da Austrália.

 
O regulamento da F1 determina que qualquer piloto que seja 7% mais lento que o mais rápido do Q1 fica impedido de largar. Exceções podem ser feitas se tempos competitivos tiverem sido registrados nos treinos livres.
 
A existência desta regra não preocupa Stevens, que fará sua segunda corrida na categoria neste domingo (15).
 
“Muita gente está falando sobre isso, mas, no fim do dia, não vamos saber até entrarmos na pista. Ainda havia uma pequena folga para os 107%, então isso será determinado pelo quanto os caras da frente tiverem evoluído. Com toda a honestidade, só vamos entrar lá e fazer o melhor trabalho que pudermos. Se isso vai ficar ou não dentro dos 107%, eu não sei, mas confiamos no pacote que temos e vamos fazer o nosso melhor”, afirmou o britânico.
Will Stevens, primeiro piloto confirmado pela Marussia (Foto: Getty Images)
Ele espera que a experiência de ter corrido no GP de Abu Dhabi com a Caterham no ano passado o ajude.
 
“Obviamente, vai ser difícil. Pessoalmente, é bom que eu tenha corrido em Abu Dhabi, acho que me ajuda a entender como o fim de semana é e deve ser muito mais fácil agora. Como equipe, vamos dar um passo de cada vez. Claro que seria melhor ter feito testes na pré-temporada, mas os caras conhecem o carro bem do ano passado, então não devem haver muitos problemas para contornar”, acrescentou.
 
Os treinos livres para o GP da Austrália terão início às 22h30 (de Brasília), com acompanhamento AO VIVO e em TEMPO REAL do GRANDE PRÊMIO.
 

As imagens da quinta-feira do GP da Austrália
#GALERIA(5241)

QUEM É QUEM

Na terceira parte do Guia F1 2015, o GRANDE PRÊMIO faz um raio-X de cada uma das dez equipes do grid para o Mundial que começa neste fim de semana na Austrália, na pista de Melbourne, e que marca a 66ª temporada da história da F1.

O especial também traz as fichas completas dos 22 (!!!) pilotos que vão disputar o título mundial nas 19 ou 20 corridas previstas pelo calendário deste ano. 

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube