Mesmo vice, Alonso classifica 2012 como ano perfeito na carreira: “É quase impossível repeti-lo”

Fernando Alonso afirmou que dificilmente terá uma pilotagem tão boa quanto teve na temporada de 2012. Apesar disso, o piloto cobrou uma melhora da Ferrari para poder brigar constantemente pela vitória

Mesmo sem o título, Fernando Alonso acredita que a temporada de 2012 da F1 ficará para a história. Em um evento realizado nesta quarta-feira (12), na Espanha, o piloto da Ferrari afirmou que teve uma pilotagem quase perfeita ao longo de todo o campeonato e por isso será difícil repeti-la nos próximos anos.

“Algumas vezes você tem a sensação de que fez um bom trabalho durante o ano, mas em outras você sente como se alguma coisa estivesse faltando ou tem algo que você queira mudar para melhorar. Eu acho que este foi um ano perfeito. É quase impossível repeti-lo em minha carreira”, declarou.

Fernando Alonso classificou o ano de 2012 como perfeito (Foto: Carsten Horst/ Hyset)

Relacionadas

Em 2012, Alonso teve um carro inferior aos da Red Bull e McLaren durante a maior parte do campeonato. Ainda assim, o piloto conquistou três vitórias – incluindo um triunfo emocionante em Valência – e outros dez pódios para ficar com o vice-campeonato, ao finalizar apenas três pontos atrás de Sebastian Vettel.

Entretanto, a situação poderia ter sido um pouco diferente caso a Ferrari tivesse começado o ano em igualdade de condições com as demais equipes. No entanto, problemas na construção do equipamento fizeram com Fernando Alonso e Felipe Massa precisassem brigar para conseguir terminar as corridas na zona de pontos.

Por isso, o espanhol reconheceu que o lado positivo é que dificilmente 2013 vai começar tão ruim. “Um início de campeonato pior seria impossível. Nós estávamos 2s5 atrás dos líderes, nos testes em Jerez, quando o carro estreou, então é quase impossível que seja pior, então eu espero um início melhor”, afirmou.

No entanto, apesar de confiar na recuperação da Ferrari, Alonso admitiu que a Red Bull deve  começar o próximo campeonato em vantagem, já que não houve grandes mudanças no regulamento da F1. “Não há dúvidas de que a Red Bull será a favorita no início”, disse.

“Eles terminaram a temporada de forma dominante, e as regras são mais ou menos as mesmas. Eles têm uns 0s8 de vantagem, então nós precisamos diminuir essa diferença em dois meses, o que não é fácil. Vamos precisar trabalhar muito, mas o ponto de partida será muito melhor que no último ano, o que não é muito difícil”, completou o piloto.

Embora reconheça a vantagem da escuderia rubro-taurina, Alonso afirmou que espera ver a Ferrari na frente em algum momento do próximo campeonato. O bicampeão afirmou que a meta da equipe é ter os dois carros nas primeiras posições, assim como algumas rivais fizeram nos últimos anos.

“Esse é o objetivo de cada equipe: terminar em primeiro e segundo no sábado e continuar em primeiro e segundo no domingo. Mas há poucas equipes que fizeram isso recentemente. A McLaren conseguiu algumas vezes. A Red Bull tem feito isso nos últimos anos. Até mesmo a Lotus já teve momentos com os dois pilotos no pódio”, disse.

Mas para que a Ferrari alcance esse objetivo, o piloto cobrou uma melhora no desempenho. “Nós não pudemos fazer o trabalho corretamente, em termos de desempenho do carro, e esse é um de nossos objetivos para o ano que vem. Mas também foi um objetivo para este ano e não o alcançamos, então no ano que vem vamos tentar completá-lo”, encerrou.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.

📩 NEWSLETTER GP

Assine e receba notícias exclusivas e bastidores das pistas diretamente no seu e-mail!