Ministro do esporte do Azerbaijão confirma acerto para sediar corrida da F1 a partir da temporada 2016

Azad Rahimov, ministro da juventude e esporte da ex-república soviética, revelou acerto com Bernie Ecclestone e acordo assinado para sediar GP da Europa

O Azerbaijão vai receber a F1 a partir da 2016. A notícia foi confirmada pelo ministro da juventude e esporte do Azerbaijão e presidente do Comitê Organizador dos Jogos Europeus 2015, Azad Rahimov. A corrida será na capital Baku e provavelmente se chamará GP da Europa, com um acordo pelos próximos dois anos. O país, que tem se feito aparecer no cenário esportivo mundial, vai sediar a primeira edição dos Jogos Europeus, no próximo ano.
 
Nos últimos anos, um circuito de rua de 4.4 km em Baku sediou uma etapa do Mundial de GT. Em 2013, inclusive, o público estimado foi de cerca de 50 mil pessoas. A expectativa é que seja esse também o traçado que vai acomodar a F1, embora não haja qualquer confirmação. Seria mais uma pista de rua a figurar nos últimos anos da categoria, a exemplo de Mônaco, Cingapura, Melbourne e Valência. Além de Nova Jersey e Bangkok, também candidatas a sedes em 2015, com propostas para circuitos de rua.
As águas de Baku, nova sede da F1 (Foto: Divulgação)
"Assinamos o acordo com Bernie Ecclestone e logo vamos anunciar oficialmente num evento em Baku", disse Rahimova o site oficial dos Jogos Europeus.
 
Além dos Jogos Europeus e Mundial de GT, outras implicações esportivas do país são o patrocínio master do Atlético de Madrid, equipe de futebol que está prestes a vencer o Campeonato Espanhol após seca de 18 anos, além de seguir na briga pelo título europeu, e o direito de sediar desde 2013, no lugar do Rio de Janeiro, um dos quatro Grand Slams do calendário mundial do judô.
Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.