“Muito tradicional”, Vettel se opõe a mudança no formato de disputa da F1: “Temos outras coisas para resolver”

Sebastian Vettel se mostrou contrário à ideia de realizar uma corrida de classificação aos sábados, tema proposto recentemente pelo Grupo de Estratégia da F1. Na visão do tetracampeão mundial, há coisas mais importantes para se trabalhar e mudar na categoria do que no seu formato de disputa

No rescaldo da última reunião do Grupo de Estratégia da F1, nasceu a proposta, a ser estudada, da adoção de um novo formato para a categoria no futuro, com a realização de uma corrida de classificação aos sábados para definir o grid de largada da prova principal, aos domingos. Contudo, a ideia, considerada embrionária pelo próprio Grupo de Estratégia, não agrada a um dos principais pilotos da F1, o alemão Sebastian Vettel.

Por enxergar a F1 como o ápice do automobilismo, Vettel entende que não seria correto mexer em algo tão tradicional na categoria como seu formato de disputa. Além disso, o tetracampeão do mundo entende que uma corrida aos sábados, ainda que de menor duração, tiraria o brilho e a expectativa para o evento principal do fim de semana.

Vettel entende que a F1 deve pensar em mudar outras coisas, mas não o formato de disputa (Foto: AP)

“Amo as corridas, mas sou muito tradicional para algumas coisas e não estou a favor. Um GP deveria ser um GP. Já sei que é só uma corrida de classificação, mas acredito que ofuscaria o espetáculo de domingo”, declarou.

“Acho que temos outras coisas para resolver e deveríamos pensar nisso ao invés de fazer uma corrida aos sábados. Talvez devêssemos pensar sobre os problemas reais, como o design dos capacetes”, comentou o piloto da Ferrari.

Por outro lado, Jenson Button entende que a F1 precisa se reinventar. “Mudanças são bem-vindas. Eu vi a maioria das ideias, e precisamos delas, para ser justo, mais cedo ou mais tarde. Estou ansioso por elas”, declarou o campeão mundial em 2009 e mais experiente piloto do grid, com 16 temporadas na categoria.

GOSTA DO CONTEÚDO DO GRANDE PRÊMIO?

Você que acompanha nosso trabalho sabe que temos uma equipe grande que produz conteúdo diário e pensa em inovações constantemente. Mesmo durante os tempos de pandemia, nossa preocupação era levar a você atrações novas. Foi assim que criamos uma série de programas em vídeo, ao vivo e inéditos, para se juntar a notícias em primeira-mão, reportagens especiais, seções exclusivas, análises e comentários de especialistas.

Nosso jornalismo sempre foi independente. E precisamos do seu apoio para seguirmos em frente e oferecer o que temos de melhor: nossa credibilidade e qualidade. Seja qual o valor, tenha certeza: é muito importante. Nós retribuímos com benefícios e experiências exclusivas.

Assim, faça parte do GP: você pode apoiar sendo assinante ou tornar-se membro da GPTV, nosso canal no YouTube