“Muito tradicional”, Vettel se opõe a mudança no formato de disputa da F1: “Temos outras coisas para resolver”

Sebastian Vettel se mostrou contrário à ideia de realizar uma corrida de classificação aos sábados, tema proposto recentemente pelo Grupo de Estratégia da F1. Na visão do tetracampeão mundial, há coisas mais importantes para se trabalhar e mudar na categoria do que no seu formato de disputa

No rescaldo da última reunião do Grupo de Estratégia da F1, nasceu a proposta, a ser estudada, da adoção de um novo formato para a categoria no futuro, com a realização de uma corrida de classificação aos sábados para definir o grid de largada da prova principal, aos domingos. Contudo, a ideia, considerada embrionária pelo próprio Grupo de Estratégia, não agrada a um dos principais pilotos da F1, o alemão Sebastian Vettel.

Por enxergar a F1 como o ápice do automobilismo, Vettel entende que não seria correto mexer em algo tão tradicional na categoria como seu formato de disputa. Além disso, o tetracampeão do mundo entende que uma corrida aos sábados, ainda que de menor duração, tiraria o brilho e a expectativa para o evento principal do fim de semana.

Vettel entende que a F1 deve pensar em mudar outras coisas, mas não o formato de disputa (Foto: AP)

“Amo as corridas, mas sou muito tradicional para algumas coisas e não estou a favor. Um GP deveria ser um GP. Já sei que é só uma corrida de classificação, mas acredito que ofuscaria o espetáculo de domingo”, declarou.

“Acho que temos outras coisas para resolver e deveríamos pensar nisso ao invés de fazer uma corrida aos sábados. Talvez devêssemos pensar sobre os problemas reais, como o design dos capacetes”, comentou o piloto da Ferrari.

Por outro lado, Jenson Button entende que a F1 precisa se reinventar. “Mudanças são bem-vindas. Eu vi a maioria das ideias, e precisamos delas, para ser justo, mais cedo ou mais tarde. Estou ansioso por elas”, declarou o campeão mundial em 2009 e mais experiente piloto do grid, com 16 temporadas na categoria.

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.