Na contramão de Hamilton, maioria apoia largada com safety-car em Silverstone, mas fala em intervenção longa demais

Lewis Hamilton foi uma voz solitária ao reclamar da largada com safety-car no GP da Inglaterra. Os demais pilotos apoiaram a intervenção do carro de segurança, mas consideraram que a intromissão durou tempo demais

A largada com safety-car no GP da Inglaterra não foi uma unanimidade. Por conta do volume de água na pista, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) optou pela cautela e colocou os pilotos atrás do carro de segurança.
 
Com exceção de Lewis Hamilton, que avaliou que a intervenção do safety-car não era necessária, a maioria dos pilotos defendeu a opção da FIA, embora entenda que procissão durou tempo demais. O carro de segurança só voltou aos boxes no fim da quinta volta. 
Largada aconteceu atrás do safety-car (Foto: Getty Images)

window._ttf = window._ttf || [];
_ttf.push({
pid : 53280
,lang : “pt”
,slot : ‘.mhv-noticia .mhv-texto > div’
,format : “inread”
,minSlot : 1
,components : { mute: {delay :3}, skip: {delay :3} }
});

(function (d) {
var js, s = d.getElementsByTagName(‘script’)[0];
js = d.createElement(‘script’);
js.async = true;
js.src = ‘//cdn.teads.tv/media/format.js’;
s.parentNode.insertBefore(js, s);
})(window.document);

“Nós poderíamos ter começado no grid”, disse Hamilton, que partiu da pole. “Tinham algumas poças e teria sido complicado, mas as corridas são assim”, considerou.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “2258117790”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 600;

“Nós ficamos lá por muito tempo. As condições já eram intermediárias quando nos deixaram correr”, ponderou. “Tinha mais água na pista em 2008, quando nós começamos no grid”, comparou.
 
Um dos mais experientes do grid atual, Jenson Button afirmou que a largada tinha mesmo de ser como foi, mas o safety-car não era necessário por um período tão longo.
 
“Era, definitivamente, uma largada com safety-car, estava super molhado, tinha muita água acumulada”, descreveu. “Mas nós esperamos tempo demais. O safety-car deveria ter entrado duas voltas antes”, sugeriu.
 
“O problema é que aí todos pararam ao mesmo tempo, então você não pode fazer nada de diferente”, comentou.
 
Segundo a ver a bandeirada — e terceiro após uma punição —, Nico Rosberg avaliou que “era importante darmos uma olhada” nas condições pista rodando atrás do safety-car. Max Verstappen, por sua vez, seguiu a linha de Button e se queixou da demora.
 
“Na reta principal tinha muita água, mas talvez tenha sido um pouco longo demais”, indicou. “Eu estava pronto para correr depois de uma ou duas voltas”, frisou.
 
Na visão de Carlos Sainz Jr., a FIA foi excessivamente cautelosa.
 
“Eles foram muito cautelosos”, opinou. “A largada precisava ser atrás do safety-car, porque você não conseguia ver nada no pelotão intermediário. Mas eram duas voltas para vermos como estava a pista, onde estavam as poças, e começar”, completou.
 
11º no grid por conta de uma punição por troca de câmbio, Sebastian Vettel foi por outro caminho e avaliou que os pilotos não tem confiança com os pneus de chuva. O germânico recebeu a bandeirada em nono.
 
“Inicialmente, começar com o safety-car foi a escolha certa, porque tinha muita água acumulada na primeira metade da pista”, opinou. “A coisa a se criticar é que ninguém realmente tem qualquer confiança com os pneus de chuva”, continuou.
 
“Você preferiria se arriscar com os intermediários, quando tinha muita aquaplanagem no início, simplesmente porque é o pneu mais rápido”, observou. “Nós mencionamos alguma vez que os pneus de chuva são, basicamente, bons o bastante apenas para seguir o safety-car”, concluiu.

#GALERIA(5723)

PADDOCK GP #36 ANALISA FIM DE SEMANA DE POLÊMICAS NA F1 E NA F-E

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular!Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra, Escanteio SP e Teleguiado.