F1

Na Garagem: Brabham se torna primeiro piloto campeão pela própria equipe

Na história da F1, apenas um piloto sagrou-se campeão correndo por sua própria equipe: Jack Brabham. Foi há exatos 50 anos
Warm Up / RENAN DO COUTO, de São Paulo
 1966 f1 holanda brabham
Os custos proibitivos e o enorme tempo que as funções demandam devem deixar Jack Brabham na história para sempre como o único piloto a ser campeão correndo por sua própria equipe no Mundial de F1. Foi há exatos 50 anos que o australiano conseguiu o feito.
 
Depois de ser bicampeão em 1959 e 1960 correndo pela Cooper, Brabham decidiu se dedicar a sua própria escuderia. A ‘data de nascimento’ foi o GP da Alemanha de 1962.
Jack Brabham foi campeão com seu próprio carro em 1966 (Foto: Forix)
Em 1963, a equipe participou da temporada completa pela primeira vez e já ficou na terceira posição. As primeiras vitórias vieram em 1964, com Dan Gurney na França e no México. E 1966 foi o grande ano para Jack e a Brabham.
 
Chegando a Monza, o título já estava muito bem encaminhado. Brabham vinha de quatro vitórias consecutivas em um campeonato de apenas nove etapas, e John Surtees era o único com chances de desbancá-lo. 
 
O australiano largou apenas em sexto e abandonou na sétima volta com problemas mecânicos. Surtees, no entanto, também parou antes da bandeirada devido a um vazamento de combustível.
1966 f1 italia ludovico scarfiotti
Em Monza, a festa foi da Ferrari naquele 4 de setembro, com a dobradinha de Ludovico Scarfiotti e Mike Parkes. Foi o único pódio de Scarfiotti na F1. Denny Hulme, que seria o campeão em 1967, completou o pódio. Brabham se tornou o segundo piloto a vencer pelo menos três campeonatos, juntando-se ao pentacampeão Juan Manuel Fangio.
 
A Brabham também foi campeã de Construtores em 1966, bem como no ano seguinte. A escuderia depois mudou de novo com a aposentadoria do seu fundador, passando para Ron Tauranac e, mais tarde, para Bernie Ecclestone. Nos anos 1980, mais dois títulos foram conquistados com o brasileiro Nelson Piquet.
 

PADDOCK GP #44 DEBATE VITÓRIAS DE ROSBERG EM SPA E DE RAHAL NO TEXAS