Na Garagem: Brabham vence em dia de primeiro pódio de Hill e estreia de Clark

O GP da Holanda não foi o mais emocionante da F1, longe disso. Ainda assim, consegue ser histórico: marcou a estreia de Graham Hill no pódio e de Jim Clark no grid

Zandvoort recebeu a quarta etapa da temporada 1960, que ainda estava para ver o verdadeiro tom do campeonato. Mas nem tem a ver com isso o fato que mais marca aquele GP da Holanda, e, sim, as estatísticas referentes a dois britânicos campeões mundiais.

 
Até então, a liderança do campeonato pertencia ao neozelandês Bruce McLaren, vencedor do GP da Argentina e segundo em Mônaco. A terceira prova foi em Indianápolis, e as equipes europeias não viajaram. A partir de 6 de junho, tudo seria diferente.
 
Campeão de 1959, Jack Brabham faturou a terceira vitória da carreira e a primeira de 1960 depois de tomar a ponta de Stirling Moss na largada. O inglês tentou desafiá-lo, mas levou a pior em um toque na volta 17 e teve de ir aos boxes para reparos. O caminho ficou livre para Brabham, que liderou todas as 75 voltas até a bandeirada.
Jack Brabham venceu o GP da Holanda em 1960 (Foto: Forix)

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “5708856992”;
google_ad_width = 336;
google_ad_height = 280;

O australiano ganharia as quatro provas seguintes para tranquilamente assegurar o bicampeonato.

 
Os ingleses Innes Ireland e Graham Hill o seguiram e conquistaram assim os primeiros troféus de suas carreiras na F1. Stirling Moss se recuperou e chegou em quarto — e ainda na volta do líder. Hill, então com 31 anos, conquistaria seu primeiro título dois anos mais tarde com a BRM.
 
A F1 ainda viu no GP da Holanda, pela primeira vez, o escocês Jim Clark. O promissor piloto da Lotus se classificou na 11ª posição e era o quinto colocado quando abandonou com problemas de câmbio.
 
O GP também ficou marcado pela morte de um espectador. Dan Gurney escapou da pista devido a uma falha nos freios e acertou um torcedor que estava em uma área proibida.
PADDOCK GP #31 DEBATE F1, INDY E NASCAR

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

.embed-container { position: relative; padding-bottom: 56.25%; height: 0; overflow: hidden; max-width: 100%; } .embed-container iframe, .embed-container object, .embed-container embed { position: absolute; top: 0; left: 0; width: 100%; height: 100%; }

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;

google_ad_slot = “8352893793”;

google_ad_width = 300;

google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth

document.MAX_ct0 = '';

var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');

var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);

document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.