Na Garagem: em prova dramática, Senna enfim consegue vencer GP do Brasil

Foram oito tentativas até que Ayrton Senna finalmente pudesse realizar um de seus grandes sonhos na F1: conquistar uma vitória no GP do Brasil. Aconteceu há exatos 25 anos, em 24 de março de 1991

A dor e a inesquecível festa de Ayrton Senna e da torcida brasileira em Interlagos na "corrida da sexta marcha". Foi há exatos 26 anos, em 24 de março de 1991, que o tricampeão mundial conquistou a primeira de suas duas vitórias no GP do Brasil de F1.

 
Senna sempre sonhou em vencer em casa, porém sua sina correndo em Jacarepaguá e em Interlagos não era das melhores.
Resultado de imagem para ayrton senna 1991 interlagos

No Rio de Janeiro, ele abandonou com problemas mecânicos nas duas primeiras oportunidades, com a Toleman e a Lotus. Depois, em 1986, fez a pole e chegou em segundo, atrás de Nelson Piquet. Em 1987, o motor quebrou. Em 1988, fez novamente a pole, mas teve um problema na embreagem no grid de largada e acabou desclassificado por trocar de carro depois da luz verde. Foi 11º em 1989 após mais uma pole e jogou fora a chance de vitória em 1990 ao se enroscar com o retardatário Satoru Nakajima no miolo em Interlagos.

 
Em 1991, na oitava tentativa, ele tentaria fazer com que o bom início de campeonato continuasse. A Williams Renault começava a mostrar sua força, mas Senna, que vinha de vitória nos Estados Unidos, foi capaz de emendar uma quarta pole seguida no Brasil — ele terminou a carreira com seis poles em casa, o dobro em relação aos próximos da lista: Mika Häkkinen, Rubens Barrichello e Felipe Massa.
 
Na corrida, a largada ficou marcada pelo fogo que se apagou sozinho na McLaren de Gerhard Berger. Senna manteve a ponta e, pelo retrovisor, logo percebeu que Mansell havia deixado Riccardo Patrese para trás.
 
O inglês tentaria atacar em algumas oportunidades, mas não era o dia dele. No primeiro pit-stop, teve dificuldades para engatar as marchas. Depois, precisou ir de última hora aos boxes devido a um furo de pneu. Por fim, ao se aproximar novamente da McLaren, rodou com o câmbio quebrado de vez na 60ª volta.
 
A vitória estava nas mãos de Senna, exceto pelo fato de que seu câmbio também estava com problemas. Ele foi perdendo as marchas até se ver podendo usar apenas a sexta nas voltas finais. Há quem duvide dessa história, mas as imagens a bordo do carro do brasileiro de fato mostram que ele não tirava a mão direita do volante para as trocas de marcha — à época, os carros da F1 ainda usavam uma alavanca de câmbio.
 
Patrese passou a se aproximar perigosamente, só que, também com problemas no câmbio da Williams, foi incapaz de alcançar Senna antes da bandeirada. Senna finalmente ganhava o GP do Brasil.
 
A transmissão imediatamente revelou a celebração do piloto, sem necessidade de tradução para qualquer idioma: ele gritava alucinadamente pelo feito. Ao mesmo tempo, estava exausto, com espasmos musculares e dores nos braços. Seu carro parou na pista e ele só saiu do cockpit ajudado pelos médicos. Quase que não consegue levantar o — enorme — troféu pelo primeiro lugar.
 
“Com 20 voltas para o fim, comecei a ter sérios problemas de câmbio. Eu perdi a terceira e a quinta marchas e, em certo momento, apenas coloquei na sexta. Foi assim que dei as últimas sete voltas. Eu vi o Patrese chegando e realmente achei que não venceria. Mas senti que era meu dever vencer aqui no Brasil, então ataquei”, disse Senna. Ele voltaria a vencer em Interlagos dois anos depois, em 1993.
 

google_ad_client = “ca-pub-6830925722933424”;
google_ad_slot = “8352893793”;
google_ad_width = 300;
google_ad_height = 250;

fechar

function crt(t){for(var e=document.getElementById(“crt_ftr”).children,n=0;n80?c:void 0}function rs(t){t++,450>t&&setTimeout(function(){var e=crt(“cto_ifr”);if(e){var n=e.width?e.width:e;n=n.toString().indexOf(“px”)

var zoneid = (parent.window.top.innerWidth document.MAX_ct0 = '';
var m3_u = (location.protocol == 'https:' ? 'https://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?' : 'http://cas.criteo.com/delivery/ajs.php?');
var m3_r = Math.floor(Math.random() * 99999999999);
document.write("”);

Chamada Chefão GP Chamada Chefão GP 🏁 O GRANDE PRÊMIO agora está no Comunidades WhatsApp. Clique aqui para participar e receber as notícias da Fórmula 1 direto no seu celular! Acesse as versões em espanhol e português-PT do GRANDE PRÊMIO, além dos parceiros Nosso Palestra e Teleguiado.